Preparação e padroniza de solução de hcl 0,1mol/l

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS – CESP
LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA

AULA PRÁTICA IV: PREPARAÇÃO E PADRONIZA DE SOLUÇÃO DE HCL 0,1MOL/L

PARINTINS
2011

ACADÊMICOS:
FERNANDA JORDÃO
GEISYANE TEIXEIRA
JOÃO PAULO TAVARES
SUZANA DE SOUZA SISHAM

AULA PRÁTICA IV: PREPARAÇÃO E PADRONIZA DE SOLUÇÃO DE HCL 0,1MOL/L


RELATORIO, PARAOBTENÇÃO DE NOTAS NA DISCIPLINA QUÍMICA ANALÍTICA II, MINISTRADA PELA PROFESSORA ALNINEI LOPEZ.

PARINTINS
2011

PREPARAÇÃO E PADRONIZA DE SOLUÇÃO DE HCL 0,1MOL/L

INTRODUÇÃO
Na preparação de soluções padrões ácida, os reagentes mais comuns a ser utilizados são o ácido clorídrico e sulfúrico. Esses ácidos são encontrados no comercio na forma de soluções concentrada. Dentre as soluçõesapresentadas, as do ácido clorídrico, são as preferidas, pois são estáveis e podem ser usadas na presença da maior parte dos cátions sem sofrer interferência devida à formação de sais solúveis.
Análise titrimétrica refere-se à análise química quantitativa feita pela determinação do volume de uma solução, cuja concentração é conhecida com exatidão, necessário para reagir quantitativamente com um volumedeterminado da solução que contém a substância a ser analisada. A solução cuja concentração é conhecida com exatidão é chamada de solução padrão ou solução padronizada. O peso (massa) da substância a ser analisada é calculada a partir do volume da solução padrão usada, da equação química envolvida e das massas moleculares reativas dos compostos que reagem.
A solução padrão a ser usada em uma análisetitrimétrica deve ser cuidadosamente preparada, caso contrário, a determinação resultará em erros. A preparação dessas soluções requer direta ou indiretamente, o uso de um reagente quimicamente puro e com composição perfeitamente definida. Os reagentes com essas características são chamados de padrões primários.
A reação é de estequiometria conhecida e reprodutível. O volume, ou a massa, dotitulante, necessário para reagir essencial e completamente como o analito, é determinado e usado para obter a quantidade do analito. Uma titulação baseada em volume, na qual a solução padrão é adicionada de uma bureta e a reação ocorre em um frasco Erlenmeyer. Em uma titulação, o ponto de equivalência química experimentalmente chamada ponto final é assinalado pela variação da cor de um indicador ouda resposta de um instrumento.

OBJETIVO
Preparar e padronizar uma solução aproximada e em seguida padroniza-la com uma solução de ácido clorídrico 0,1molL-1 para posterior determinação de pureza de amostra alcalina.

MATERIAS
Pipeta graduada de 10mL Proveta de 50mL e 25mL
Erlenmeyer 25mL Pipeta volumétrica de 50mL
Bureta de 50mL Recipiente
Balão volumétrico de 500mL Pissete

REAGENTESÁcido Clorídrico (HCl) - (P.A) Alaranjado de metila 1%
Carbonato de Sódio (Na2CO3) – (P.A)

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1.1 Preparação da Solução de Ácido Clorídrico 0,1 mol/L
Cuidado: ácido clorídrico concentrado é altamente tóxico e corrosivo.
Utilizando os dados do rótulo (36,5-38% HCl, M.M. 36,46, e densidade 1,19 g/mL), calcule o volume do ácido concentrado necessário para preparar500mL de solução 0,1 mol/L.
Na capela com exaustor ligado, meça o volume do ácido concentrado e transfira para um balão volumétrico de 500mL contendo cerca de 50mL de água destilada. Lave algumas vezes a pipeta com um pouco de água destilada transferindo sempre para o balão. Agite cuidadosamente o balão e adicione água ate completar os 500mL. Feche bem o balão e vire-o de ponta-cabeça várias vezespara homogeneizar a solução.
Transfira esta solução para um frasco limpo e rotule-o.

1.2 Padronização da Solução de Ácido Clorídrico com Carbonato de Sódio (Na2CO3)
Calcule a massa de carbonato de sódio que reagirá completamente com 25mL da solução 0,1 mol/L de ácido clorídrico. (M.M. = 106 g/mol).
Pese a massa calculada e transfira para um erlenmeyer de 250mL. Dissolva o sal com 50mL de...
tracking img