Preparação de soluções diluídas de ácidos e bases fortes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
hidróxido de sódio

O hidróxido de sódio, cuja fórmula química é NaHO, também conhecido como soda cáustica, consiste num sólido translúcido branco deliquescente, solúvel em água e etanol masinsolúvel em éter. Apresenta densidade relativa de 2,13, ponto de fusão de 318 ºC e ponto de ebulição de 1390 ºC. Conhecem-se hidratados contendo 7, 5, 4, 3.5, 3, 2 e 1 moléculas de água.
O hidróxido desódio era anteriormente obtido por tratamento de carbonato de sódio com cal mas a sua principal fonte hoje em dia é a eletrólise de água salgada usando pilhas de mercúrio ou qualquer outra pilha do tipodas pilhas diafragma. O produto principal produzido por estas pilhas é o cloro e o hidróxido de sódio é praticamente reduzido ao estado de um produto intermediário. É fortemente alcalino e encontramuitas aplicações na indústria química, particularmente na produção de sabões e de papel. É também usado para adsorver gases ácidos, como o dióxido de carbono e o dióxido de enxofre, e é usado notratamento de despejos para a remoção de metais pesados.
As soluções de hidróxido de potássio são extremamente corrosivas para os tecidos do corpo e especialmente prejudiciais para os olhos.

Fontehttp://www.infopedia.pt/$hidroxido-de-sodio

Dissociação

Dissociação ocorre quando uma substância, que faz ligação do tipo iônica, é dissolvida em um solvente. Este tipo de ligação é muito frágil ena presença de um meio solvente (como água, por exemplo) a substância de separa em "íons".

Você já viu algum professor fala em "molécula" de NaCl ? Se ouviu, então saiba que essa expressão estáerrada. Moléculas são formadas por ligações covalentes. O NaCl é um "sal iônico" e como tal só aparece na forma de cristais. A ligação iônica é muito frágil pois cada Na tem que se ligar a 4Cl dentro docristal, mas ele só tem capacidade para se ligar com 1. Por isso, a intensidade da ligação química é reduzida.

Depois disso, vem aquilo que você já conhece... Na presença de um solvente (como...
tracking img