Preparação de amostra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA – UFRR
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA – CCT
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

RELATÓRIO
LABORATÓRIO DE GEOTECNIA

ACADÊMICOS:
BRUNNO REIS -200914234
ELUÃ SILVA -200614201
HERMES RODRIGUES -201014271
MATEUS ANDRÉ - 200414221
TIAGO FONTENELE - 200714203

PROF.ª DR. ADRIANO FRUTUOSO

BOA VISTA – RR, ABRIL DE 2012.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA –UFRR
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA – CCT
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

BRUNNO REIS
ELUÃ SILVA
HERMES RODRIGUES
MATEUS ANDRÉ
TIAGO FONTENELE



PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS
UMIDADE NATURAL
UMIDADE HIGROSCÓPICA

BOA VISTA – RR, ABRIL DE 2012.


ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO 3
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 4
2.1. PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS 4
2.2. TEOR DE Umidade 4
3. EQUIPAMENTOSUTILIZADOS 6
3.1. PREPARAÇÃO DE AMOSTRA 6
3.2. UMIDADES NATURAL E HIGROSCÓPICA 7
4. PROCEDIMENTO 8
4.1. UMIDADE NATURAL 8
4.2. UMIDADE HIGROSCÓPICA 9
4.2.1. MÉTODO ESTUFA 9
4.2.2. MÉTODO SPEEDY 9
4.3. PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS 10
5. RESULTADOS 10
5.1. UMIDADE NATURAL 10
5.2. UMIDADE HIGROSCÓPICA 11
6. CONCLUSÕES 12
7. BIBLIOGRAFIA 13

1.
Introdução

Para o estudo dascaracterísticas de determinado solo em laboratório, é necessária a obtenção de amostras que representem suas características reais, bem como a preparação das mesmas para os ensaios desejados. Com esse objetivo a norma 6457/86 preceitua procedimentos para a preparação de amostras de solo para ensaios de compactação e caracterização.
Algumas das características mais básicas de um solo e de essencial conhecimentona caracterização do solo e consequente dimensionamento de estruturas são as umidades natural e higroscópica.
Neste relatório será demonstrado o procedimento para preparação de amostra, umidade natural e umidade higroscópica.

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1. Preparação de Amostras
Como exposto e comentado em relatório de sondagem a trado realizado por este grupo, a coleta de amostras éfeita durante a prospecção, durante o projeto e no controle de execução de obras. Esta coleta de amostras pode ser superficial ou profunda, e as amostras podem classificadas em dois tipos: amostras deformadas e amostras indeformadas. Neste relatório trabalharemos somente com amostras deformadas, pois a preparação da amostra é para futuro ensaio de limite de liquidez e limite de plasticidade, portantonão será necessário a obtenção de amostras indeformadas.
- AMOSTRAS DEFORMADAS
Neste tipo de coleta de amostras conservam todos os constituintes minerais do solo, além de sua umidade natural, porém, não conserva-se a estrutura original, que a partir do processo de coleta, esta estrutura original é quebrada.
Em amostragem superficial, as coletas são feitas através de trados, pás, escavadeirasmanuais, talhadeiras e martelos. As amostras são transportadas para o laboratório utilizando-se recipientes que possam evitar ao máximo a perda da umidade natural.
No caso de coleta de amostragem profunda, são utilizados equipamentos especiais, como a perfuração rotativa ou por percussão (ou a escavação de poços ou trincheiras). Após a coleta, entra em cena a preparação de amostras de modo afacilitar a execução de ensaios.
2.2. Teor de umidade
Solo é todo material proveniente da decomposição das rochas pela ação de agentes físicos ou químicos, podendo ou não ter matéria orgânica. Para conceitos de Engenharia Civil, solo é o material natural que forma a crosta terrestre, porém de fácil desmonte, especialmente após submersão em água. O material conhecido como Rocha é o mais resistente dacrosta terrestre, necessitando de explosivos para o seu desmonte.
É correto que todas as camadas de solo estão compostas por um teor de umidade, mas qual o conceito de Teor de Umidade? Teor de umidade pode ser definido pela massa de água que está contida numa amostra de solo, e é definida em percentagem, dividindo-se massa de solo seco das partidas sólidas da amostra. Em outras palavras, é a...
tracking img