Preparação acetato de butila

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
[pic]

Acetato de Butila

FÓRMULA: C6H12O2

O Acetato de Butila é da família dos ésteres acéticos, utilizado como solvente polar. É um líquido, transparente, incolor e com odor frutal característico, obtido por esterificação do Ácido Acético com o NButanol. Possui um médio Ponto de Ebulição 126 ºC, Ponto de Fulgor 21,5 ºC e Temperaturade Auto-ignição de 404,8 ºC. Fórmula Química: C6H12O2. Peso Molecular: 112. Nome Químico: Etanoato de Butila. Nº do CAS: 123-86-4.
O Acetato de Butila é indicado como solvente em thinners, lacas, tintas e vernizes. Pode ser utilizado como solvente ativo em resinas alquídicas curtas em óleo, nitrocelulósicas, etilcelulósicas,acetato-butiratos de celulose, breu esterificado, óleos secativos,fenólicos modificados, uréia-formaldeído, epóxi, poliuretano, acrilatos e metacrilatos. Geralmente associado ao Acetato de Etila e ao N-Butanol, produz fórmulas que satisfazem as exigências de secagem, fluidez, nivelamento do filme e resistência ao "blush". O Acetato de Butila quando utilizado em adesivos à base de acetato de vinila e borracha clorada, permite fórmulas com altos teores de sólidos.Utilizado também em perfumes, cosméticos e em extrações na indústria farmacêutica. Acetatos de butilas são obtidos através de esterificação direta do ácido acético com os respectivos álcoois. (http://www.chemisol.com.br).

Riscos a Saúde:  Os vapores causam irritação do trato respiratório, com tosse e desconforto no peito. Pode ocorrer perda dos sentidos, náuseas, vômitos, fraqueza e falta decoordenação. Em contato com os olhos pode ocorrer vermelhidão intensa e inchaço da conjuntiva. Causa irritação, forma de agulhadas e desconforto ou dor. (http://www.quimesp.com)

Reação de Esterificação:
A preparação de um éster pode ser conduzida por caminhos bem distintos. O método mais simples é, sem duvida a esterificação de fischer, partindo do próprio ácido carboxílico, por fervura demorada comálcool e um catalizador. Este processo apresenta o grande incoveniente de ser reação de equilíbrio o que dificulta a obtenção de rendimentos elevados. (MANO/SEABRA.1987)

No entanto a esterificação de fischer é muito utilizada para a preparação de ésteres, em que ambos os reagentes são de valor reduzido. O rendimento pode ser muito aumentado utilizado um grande excesso de um dos reagentes oupela retirada continua de um dos produtos. Normalmente o produto retirado durante a reação é a água formada. Isso pode ser feito por destilação. Outro processo de eliminar a água formada é acrescentar diciclo-hexilcarbodiimida no meio da reação. (MANO/SEABRA.1987)

Uma das melhores maneiras de se usar a esterificação de fischer na preparação de ésteres metílicos é usar grande excesso de metanolcontendo ácido clorídrico anidro. (MANO/SEABRA.1987)

Para se conseguir o Hcl anidro junta-se cloreto de acetila ao metanol. O acetato de metila formado em nada dificulta a separação posterior do éster obtido. O uso do anidro do ácido permite reação rápida e quantitativa. O rendimento é 100% em relação ao álcool, mas apenas de 50% quanto ao ácido. Esse processo é o mais importante para apreparação de ésteres de álcoois valiosos. (MANO/SEABRA.1987)

O aproveitamento quantitativo do ácido é obtido pela sua previa transformação em halogeneto de acila. A formação de lactonas deve ser vistas como uma esterificação. (MANO/SEABRA.1987)

Classe dos acetatos: em função da natureza hidrofóbica e baixa polaridade, ésteres são destaque no mercado de solventes, extractantes e diluentes. Os debaixo peso molecular como acetatos de metila, etila, e derivados propilas e butilas são muito utilizados. Ao contrário dos ácidos carboxílicos (odor desagradável), alguns ésteres são importantes compostos com aplicações nas áreas de essências e fragrâncias sintéticas, por exemplo, acetato de isopentila (banana) e acetato de benzila (jasmim). Também possuem aplicações no mercado de polímeros, por...
tracking img