Preocupações e características da meia idade


UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
CURSO DE PSICOLOGIA




ROSA MARIA RODRIGUES MARQUES



PREOCUPAÇÕES E CARACTERÍSTICAS DA MEIA-IDADE
(RESENHA)






Manaus
2013
JOÃO LUCAS DASILVA
ROSA MARIA RODRIGUES MARQUES






PREOCUPAÇÕES E CARACTERÍSTICAS DA MEIA-IDADE

Trabalho de aproveitamento para a disciplina Metodologia do Trabalho Científico, ministrada peloProf.ª Ana Cristina Fernandes Martins no primeiro período para o Curso de Psicologia na Universidade Federal do Amazonas.







Manaus
2013
Linda, Adolescência e vida adulta. In: LindaDAVIDOFF. Introdução á psicologia. 3ª ed. Makron Books, 2001 p.(484-488)
O capítulo aludido refere-se à preocupação e características da meia-idade, visa fornecer alguns elementos de reflexão sobre essatemática através de sugestão de estudos, comparação e percepção. Além de tratar da questão sobre a relação entre o bem-estar corpo x mente, convívio familiar, mudanças de personalidade e exemplificaras diferenças entre homens e mulheres referentes às crises da meia idade.
Na apresentação dos primeiros parágrafos são determinadas as linhas divisórias da meia-idade. Nesse contexto aborda umareflexão sobre com essas pessoas passam a enxergar sua vida, a preocupação com sua aparência que as levam adotar estratégias para manter-se jovem e esconder as marcas do tempo, insere a condição parental,visto que é um tema comum da meia-idade por conta das relações com os filhos adolescentes e adultos, pois na medida em que buscam ajudar são relutantes para não ultrapassar sua autoridade, além disso,os pais da meia-idade costumam se preocupar com os próprios pais e também como o fato que ficarão velhos e vão se torna dependentes dos filhos. E segundo pesquisas isso é um agente estressante comum.Outra situação colocada é a respeito das mudanças de personalidade, com evidências de mutação e abrandamento e uma mudança que parece ser universal na masculinidade-feminilidade, é que tantos os...
tracking img