Prensas e similares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Prensas e Similares

Prensas são máquinas ferramentas em que o material placa ou chapa é trabalhado sob operações de conformação ou corte e são utilizadas, principalmente, na metalurgia básica e na fabricação de produtos de metal, máquinas e equipamentos, máquinas de escritório e equipamentos de informática, móveis com predominância de metal, veículos automotores, reboques e carrocerias. Asprensas são usadas para conformar, moldar, cortar, furar, cunhar e vazar peças.
Há uma grande diversidade de prensas, que variam quanto ao tipo, modelo, tamanho e capacidade de aplicação de força ou velocidade.
Elementos básicos em uma prensa.

Cadeia Cinemática:
São todas as peças que geram movimento para ser aplicado no martelo. São exemplos os volantes, as engrenagens, os eixos, as bielas, asguias, as correias, etc. Estes componentes devem ser protegidos.

Biela:
Peça que faz a conexão entre o conjunto de tração e o martelo.

Martelo:
Peça à qual, numa extremidade, fixa-se o estampo e que aplica a força necessária para fazer a conformação da peça.
Zona de prensagem:
Espaço entre o martelo e a mesa da prensa, onde se coloca o ferramental. É a área onde o martelo aplica a forçae na qual o operador deve concentrar toda a sua atenção, pois é onde realiza seu o trabalho ou atividade.

Comando bimanual:
Dispositivo de segurança da prensa que exige que o operador mantenha as duas mãos nos botões de acionamento para que a máquina comece a funcionar.
Estrutura:
Armação da prensa que pode ser confeccionada em ferro fundido, aço fundido ou em chapa de aço soldada.Categoria dos riscos

Todos os elementos de controle elétricos ou eletrônicos, responsáveis pela parada ou início de movimentos em prensas, devem obedecer à categoria de riscos nível 4 da NBR 14153. Esta norma brasileira é baseada na norma européia EN 954-1 que determina 5 níveis de análise de riscos, e que é utilizada para efetuar controles que evitem falhas.
As categorias apresentadas a seguirrepresentam uma classificação de aspectos de segurança de um sistema de controle, que se referem à capacidade de uma unidade de produção resistir a falhas e seu desempenho quando uma falha ocorre.

Categoria B
Determina que partes de um sistema de controle da segurança ou de seus dispositivos ou componentes devem ser projetados, construídos, selecionados, montados e combinados de acordo compadrões relevantes de modo que possam resistir a todas as solicitações a que serão submetidos. A previsão de todos estes aspectos leva a uma categoria considerada de prevenção de risco mínimo.

Categoria 1
Tem como objetivo a prevenção de falhas.

Categoria 2
Esta categoria contempla as condições da categoria B e inclui os dispositivos que evitam a partida em caso de uma falha detectada. Istosugere o uso de relés de interface com redundância e auto-verificação de energização. Permite-se a operação mediante um canal simples, sempre que o dispositivo de partida seja absolutamente efetivo e testado para o uso em condições normais. Se o teste for garantido, deve-se optar por um controle de duplo canal.
Categoria 3
Esta categoria contempla todas as condições da categoria B, incluindo ossistemas de segurança projetados de forma que uma simples falha não leve à perda de funções de segurança e a simples falha possa ser detectada. Isto alerta não somente para o uso de sistema redundantes no relé de interface, como também nos dispositivos de entrada, usando-se sistemas de duplo canal.

Categoria 4
Esta categoria contempla todas as condições da categoria B, sendo que uma simples falhaserá detectada no momento ou antes de uma nova energização do sistema de segurança, sendo que a acumulação de três falhas consecutivas não deverá conduzir à perda da função de segurança. Deve ser considerada como a categoria com o mais de elevado risco. Monitoramento e checagem são as chaves destas 3 últimas categorias.

Reduzindo o risco
Pode-se reduzir os riscos, por meio de 3 diferentes...
tracking img