Prensa vertical

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2838 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Realizado por:
Diana Pita
Peter Santos

Índice:
Capa
Índice
1-Introdução…………………………………………….....1
2-Revisão Bibliográfica:
2.1-Processo de produção do vinho…………….2
2.2-Equipamentos de prensagem………………..4
2.3Apresentação dos processos:
2.3.1-Desengaçamento....................................5
2.3.2-Prensagem……………………………………….6
2.3.3-Tipos de prensagem…………………….……63-Análise do equipamento:
3.1-Constituição de uma prensa vertical……..9
3.2-Objectivos do equipamento…………….....10
4-Análise conceptual:
4.1- Funcionamento da prensa vertical……..11
4.2- Cálculos para melhor compreensão do mecanismo………………………………………………..13
5-Conclusão……………………………………………….15
6-Bibliografia……………………………………………..16

Introdução:

Com este trabalhoiremos analisar o funcionamento de um esmagador/desengaçador, usado no processo de vinificação.
O desengaçador é um instrumento que serve para tirar os bagos (de uva) do engaço. O desengace ou separação do cacho, trata-se de uma operação generalizada no processo de vinificação em tinto, no qual o engace é separado do restante do cacho antes do esmagamento.
A produção de vinho realiza-se doseguinte modo: processamento da uva, a encubação, a separação do vinho e as transformações de acabamento.
O esmagamento consiste em romper a película da uva para que esta liberte o seu sumo. O desengace consiste na operação de separação do bago de uva do seu suporte, o engace. Este desengace pode ser total ou parcial e está dependente do tipo de vinho desejado.
A vindima está em parte a ser tomadapor uma mecanização abrupta. No entanto, não há gente na aldeia que não se lembre de “trabalhar os pés nas uvas” e já se diz há muito:
”Até ao lavar dos cestos ainda è vindima” e apesar de não haver tanta fartura e ajuda mecanizada, como eram alegres e divertidas as vindimas de antigamente!”    

1

2 - Revisão bibliográfico

2.1-Processo de produção do vinho:
Poderia dizer-se quetransformar a uva em vinho é uma arte. A produção de vinho tem acompanhado a história do homem. A sabedoria da tradição associada às novas tecnologias permite hoje em dia produzir em quantidade vinhos de grande qualidade. E assim podemos ter à nossa mesa vinhos pelos quais os nossos sentidos se
deixam levar.
Tudo começa com a escolha do terreno e das castas. De seguida vem a vindima, com arecolha dos cachos amadurecidos. O momento da vindima é cuidadosamente escolhido para que o bago possua as características necessárias para o vinho que se pretende.
Depois de terem sido recolhidos e levados até à vinícola, é feito o Desengaçamento. O engaço são os pequenos ramos que suportam os bagos do cacho, É necessário separar os bagos do engaço. Após esta operação a uva é transportada para umaprensa. Através de pressão, os bagos são levemente esmagados para que seja extraído o sumo da uva que posteriormente será colocado em tanques de fermentação.
A fermentação é simplesmente o processo através do qual o açúcar do sumo das uvas é transformado em álcool, gás carbónico e energia. Este processo é utilizado na produção de outro tipo de bebidas alcoólicas (como por exemplo acerveja) mas só é denominado de vinho as bebidas fermentadas fabricadas a partir do sumo de uva, apesar de por vezes serem denominadas de vinho outras bebidas.
O processo de fermentação é o mesmo, mas para obter os diferentes tipos de vinho há que recorrer a diferentes acções. Desta forma é possível obter o vinho tinto, branco e rosé.
No caso do vinho tinto, a uva é prensada. Não é feita aseparação da casca e sementes do sumo resultante. Quanto maior for o período de tempo em que a casca da uva está em contacto com o líquido, mais escuro será o vinho.
O vinho branco poderá ser feito a partir de uvas brancas ou de uvas tintas. No caso de serem utilizadas uvas brancas, o processo será o mesmo que foi mencionado anteriormente. Se for feito a partir de uvas tintas, é...
tracking img