Prensa Hidarulica

1322 palavras 6 páginas
PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DA PRENSA HIDRÁULICA
RESUMO
As prensas hidráulicas constituem-se de um tubo preenchido por um líquido confinado entre dois êmbolos de áreas diferentes. Quando aplicamos uma força no êmbolo de área A1, surge uma pressão na região do líquido em contato com esse êmbolo. Como o incremento de pressão é transmitido integralmente a qualquer ponto do líquido, podemos dizer que ele também atua no êmbolo de A2 com uma força de intensidade proporcional à área do êmbolo 2.
1. INTRODUÇÃO
Nos dias de hoje podemos ver inúmeras aplicações do princípio de funcionamento de prensa hidráulica (Figura 1). Dentre estes podemos citar alguns vastamente usados na indústria e por usuários comuns no cotidiano, como, por exemplo: plataformas de elevação de veículos; macacos hidráulicos; guindastes; e também um uso muito comum que é no freio de veículos em geral. A prensa hidráulica é uma aplicação do Princípio de Pascal.
No cotidiano as pessoas se deparam com inúmeros “equipamentos” que simplificam suas atividades extenuantes e penosas, diminuindo muito o esforço físico. O Princípio de Pascal é envolvido em muitos destes equipamentos que facilitam o nosso dia a dia, como, por exemplo a prensa hidráulica.

2. OBJETIVOS

Este trabalho tem como objetivo demonstrar o princípio de funcionamento de uma prensa hidráulica, bem como sua aplicação atualmente. Desde que foi desenvolvido no século XVII,por Blaise Pascal, este princípio vem se evoluindo, e está bem mais avançado atualmente, envolvendo grandes comandos,sejam eles pulsos elétricos ou mecânicos, porém seu princípio de funcionamento continua o mesmo até a atualidade.

3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Blaise Pascal (1623-1662) foi um Físico, Filósofo e Matemático francês, ele foi quem desenvolveu o principio da prensa hidráulica. Que se constitui basicamente dessa forma: Uma força aplicada a uma área (A1) irá gerar uma pressão (P), que será a mesma em qualquer ponto desse circuito fechado, essa pressão

Relacionados

  • Lubrificador de Line
    7285 palavras | 30 páginas