Prenda-me se for capaz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1164 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Ideologia da Competência
Marilena Chauí. In “O Que é Ideologia” Brasiliense. SP.
• A ideologia é um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (idéias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o quedevem fazer e como devem fazer. Ela é, portanto, um corpo explicativo (representações) e prático (normas, regras, preceitos) de caráter prescritivo, normativo, regulador, cuja função é dar aos membros de uma sociedade dividida em classes uma explicação racional para as diferenças sociais, políticas e culturais, sem jamais atribuir tais diferenças à divisão da sociedade em classes a partir daesfera da produção. Pelo contrário, a função da ideologia é a de apagar as diferenças como as de classes e fornecer aos membros da sociedade o sentimento da identidade social, encontrando certos referenciais identificadores de todos e para todos, como, por exemplo, a Humanidade, a Liberdade, a Igualdade, a Nação, ou o Estado.
Em um ensaio intitulado “A gênese da ideologia na sociedade moderna”, ofilósofo francês Claude Lefort observa que houve uma mudança no modo de operação da ideologia, desde meados do século XX.
De fato, escreve ele, a ideologia burguesa era um pensamento e um discurso de caráter legislador, ético e pedagógico, que definia para toda a sociedade o verdadeiro e o falso. Punha ordem no mundo, afirmando o valor positivo e universal de algumas instituições como a família, apátria, a empresa, a escola e o Estado.
No entanto, a partir, sobretudo, dos anos 30 do século XX, houve uma mudança no processo social do trabalho. O trabalho industrial passou a ser organizado segundo um padrão conhecido como fordismo.
Quais as principais características da Organização?
1. as afirmações de que “organizar” é administrar, e que administrar é introduzir racionalidade nas relaçõessociais consiste em afirmar que não é necessário discutir os fins de uma ação ou de uma prática, e sim estabelecer meios eficazes para a obtenção de um objetivo;
2. será eficiente se estabelecer uma rígida hierarquia de cargos e funções, na qual a subida a um novo cargo e a uma nova função signifique melhorar de posição social. A Organização será tanto mais eficaz quanto mais todos os seus membrosse identificarem com ela e com os objetivos dela, fazendo suas vidas um serviço a ela que é retribuído com a subida na hierarquia de poder;
3. Organização é uma administração científica racional que possui lógica própria e graças a essa lógica é que possui o conhecimento das ações a serem realizadas e que conhece quais as pessoas competentes para realizá-las
* No caso do trabalho industrial, aOrganização introduz duas novidades. A primeira é a linha de montagem (cada trabalhador tem uma função muito especializada). A segunda é chamada “gerência científica” que divide e separa os que possuem tal conhecimento – os gerentes e administradores – e os que executam tarefas fragmentadas – os trabalhadores. Com isso a divisão social do trabalho faz-se pela separação entre os que têm competênciapara dirigir e os incompetentes, que só sabem executar.
* Lefort fala da ideologia contemporânea como ideologia invisível. Ou seja, enquanto a ideologia burguesa tradicional as idéias eram produzidas e emitidas por determinados agentes sociais, agora parece não haver agentes produzindo as idéias, porque elas parecem emanar diretamente do funcionamento da Organização e das chamadas “leis domercado”.
* Hoje em dia, porém, não se trata mais de usar técnicas vindas da aplicação das ciências, e sim de usar e desenvolver tecnologias. A tecnologia não é ciência aplicada. A tecnologia é fabricação de instrumentos de precisão que interferem no próprio conteúdo das ciências. Com isso, as ciências passaram a participar diretamente do processo produtivo. Essa participação da ciência e da...
tracking img