Preguicinha das boquinhas

741 palavras 3 páginas
MINICURSO – MÉTODO DAS BOQUINHAS
PROJETO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
(Jogo: Preguicinha das boquinhas

BRASÍLIA-DF
SETEMBRO DE 2013

JUSTIFICATIVA

O presente trabalho apresenta um jogo que será realizado com os educandos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I. O Jogo da Preguicinha das Boquinhas foi adaptado dentro da proposta do método das boquinhas1 para dar continuidade ao processo de alfabetização. O aluno aprende a descobrir o valor sonoro de cada letra ou conjunto de letras, dentro do todo audiovisual da palavra inteira. Isto é a Preguicinha!
É importante que o professor esteja seguro para desenvolver um bom trabalho pedagógico com os seus alunos, sendo o intermediário entre este e as novas ferramentas de aprendizagem. A proposta se bem desenvolvida em todos os aspectos não só estimula na busca de novas formas de aprender, como também desafia o raciocínio a superar suas limitações. Segundo MORAN, (2002), A relação professor-aluno na aprendizagem colaborativa num mundo globalizado exige atitude crítica e inovadora, possibilitando o relacionamento com a sociedade como um todo. O desafio cria e permite uma nova ação docente na qual o professor e alunos participam de um processo conjunto para aprender de forma criativa, dinâmica, encorajadora e que tenha como essência o diálogo e a descoberta.

1 Método Fonovisuoarticulatório/Método das Boquinhas, utiliza-se além das estratégias fônicas (fonema/som) e visuais (grafema/letra),as articulatórias (articulema/Boquinhas). Seu desenvolvimento foi alicerçado na Fonoaudiologia, em parceria com a Pedagogia, que o sustenta, sendo indicado para alfabetizar quaisquer crianças e reabilitar os distúrbios da leitura e escrita.
OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL:

Fixar o domínio das letras e seu uso na leitura/escrita. Esse domínio se constitui na fase de aquisição da leitura e escrita alfabética, com a compreensão da conversão fonema/grafema, ou seja,

Relacionados

  • Veterinaria
    141526 palavras | 567 páginas
  • Livro
    141526 palavras | 567 páginas