PREGAÇÃO SOBRE PECADO
“Acaso não sabeis que os injustos não hão de possuir o Reino de Deus? Não vos enganeis: nem os impuros, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os devassos, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os difamadores, nem os assaltantes hão de possuir o Reino de Deus.” (Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios, capítulo 9, versículos 9 e 10)

Quando nós ouvimos falar sobre o amor de Deus, vimos que o Senhor manifestou seu amor na criação do mundo, criando um mundo bom e ordenado. Vimos ainda que o gênero humano foi criado à imagem e semelhança de Deus, isto é, o ser humano foi criado com a capacidadeintrínseca de amar: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Quando criado, o homem foi chamado a viver em amizade com seu Criador e em harmonia consigo mesmo e com a criação, o que somente será superado pela glória da nova criação em Cristo. Ao apresentar, em Gênesis, capítulo 2, versículo 15, a presença do ser humano no Jardim do Éden, o Autor Sagrado nos lembra que, homem e mulher são chamados a viver em intimidade de amor com o Senhor Deus. Porém, tal intimidade é quebrada quando o homem cede ao pecado (Gênesis 3, 1 – 13).

Quando pecamos, preferimos a nós mesmos, menosprezando, com isso, o Bom Deus. Ao citar a árvore do meio dojardim (Gênesis 3, 16), cujo fruto Deus proibiu o homem comer, o texto bíblico vem referir-se ao fato de o homem julgar por si mesmo o que é “bem” e o que é “mal”, independentemente do que Deus considera “bem” e “mal”. Em outras palavras, o homem , por um ato voluntário e livre, quis ser como Deus, contrariando o seu estado de criatura.

A liberdade que Deus deu ao homem é uma grande prova de Seu amor. Da decisão livre do homem depende sua opção pelo bem ou pelo mal. Pecando, o homem cria um abismo entre ele e Deus, de tal modo que se esconde daquele que lhe era íntimo (Gênesis 3, 8). A saída encontrada após a tentativa de esconder-se é a acusação [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 01). Pregaçao sobre o pecado. TrabalhosFeitos.com. Retirado 01, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Prega%C3%A7ao-Sobre-o-Pecado/565256.html

MLA

"Pregaçao sobre o pecado" TrabalhosFeitos.com. 01 2013. 2013. 01 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Prega%C3%A7ao-Sobre-o-Pecado/565256.html>.

MLA 7

"Pregaçao sobre o pecado." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 01 2013. Web. 01 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Prega%C3%A7ao-Sobre-o-Pecado/565256.html>.

CHICAGO

"Pregaçao sobre o pecado." TrabalhosFeitos.com. 01, 2013. Acessado 01, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Prega%C3%A7ao-Sobre-o-Pecado/565256.html.