Predadores naturais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1073 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O controle das pragas é um dos maiores problemas da agricultura, sendo este tradicionalmente feito com a utilização de agrotóxicos, que matam as pragas, mas também matam outros organismos que são benéficos para as culturas e para o homem, como os próprios predadores, as abelhas e também outros animais que tem a importante função polinizadora, além de contaminarem as fontes de água e o solo. Alémdisso, o uso de agrotóxicos continuamente faz com que as pragas adquiram resistência, tornando necessária a aplicação sistemática de doses cada vez mais fortes ou então de produtos mais tóxicos, com efeitos ainda mais devastadores.

Uma das opções mais eficazes para terminar com esse ciclo tão prejudicial para a saúde do homem e do planeta é o controle biológico das pragas, com a redução daspragas através da inserção no ambiente de seus predadores naturais. Neste artigo nós vamos saber mais sobre este método, como ele é aplicado, suas vantagens, desvantagens, os inimigos naturais das pragas e outras informações tão importantes quanto interessantes.
Ciclo do Controle Biológico
A maioria dos organismos vivos, em algum dos estágios de seu desenvolvimento, vai se alimentar de animais,insetos ou de plantas, sendo considerados nesta situação como agentes de controle populacional, dando origem a um fenômeno denominado controle biológico natural, ocorrendo em todos ecossistemas existentes.
Existem muitos organismos na natureza que são inimigos naturais, alimentando-se de insetos-praga. Aranhas, pássaros, insetos, fungos, vírus e bactérias, todos estes tem um importante papel nocontrole das pragas.
Vantagens e Desvantagens do CBP
O controle biológico de pragas pode ser efetuado de diversas maneiras diferentes, entre elas o manejo ecológico é o que melhor representa esta idéia e consiste em manipular os inimigos naturais das pragas, de forma que elas mantenhas as últimas sob controle. Este método tem inúmeras vantagens, a principal delas diz respeito ao meio ambiente, poisele é causa um pequeno impacto ao meio ambiente, seu custo é reduzido, e o manejo ecológico também reduz ou elimina a possibilidade de eliminar os organismos que são benéficos as culturas.
As desvantagens dizem respeito principalmente ao tempo necessário para que o método surta os efeitos necessários, e os prejuízos que podem ser causados nesse período nas culturas.
Agentes de ControleBiológico
No Brasil a produção de inimigos naturais das pragas ou agentes de controle biológico ainda é muito tímido, são pouquíssimas as empresas que se dedicam a produzir entomófagos que são os inimigos naturais que comem as pragas, ou os entemógenos, que são os inimigos naturais que causam doenças nas pragas, no entanto, potencialmente existe um grande mercado.
No entanto é importante salientar que omanejo ecológico com a introdução dos agentes de controle biológico nas culturas deve ser feito sob estrita orientação de um agrônomo com experiência no assunto, para evitar riscos de desencadear um processo de desequilíbrio no ecossistema a que pertence.

Vantagens do controle biológico

Milhares de organismos se alimentam, em algum estágio do seu desenvolvimento, de insetos, plantas eanimais. Esses organismos são considerados agentes de controle populacional. Tal fenômeno é conhecido como controle biológico natural e ocorre em todos os ecossistemas.
Na natureza, existem vários organismos benéficos, também chamados de inimigos naturais, que utilizam os insetos-praga como alimento. Pássaros, aranhas, outros insetos, além de fungos, bactérias e vírus - todos têm papel importante nocontrole de pragas.
Outro tipo de controle é o biológico aplicado (ou CBA), que consiste na manipulação de inimigos naturais pelo homem, com o objetivo de controlar pragas que atacam lavouras. O CBA só é possível graças às técnicas de criação artificial desses inimigos. Tal controle leva em consideração não só o aspecto econômico, mas também o ecológico e o social.
Esse método já era conhecido...
tracking img