Preconceito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE ead
engenharia de produção
EDILSON ANASTÁCIO DE ARAÚJO – RA 247152010

AULA ATIVIDADE 13

...............................................................................................................................
Guarulhos,30 de maio 2011.

1. Dê exemplos de situações em que as pessoas informam, mas não se comunicam.
Resposta: Não basta ter uma equipe de grandes talentos altamente motivados.
Se ela não estiver bem informada, se seus integrantes não se comunicarem adequadamente, não será possível potencializar a força humana da empresa. (Alberto Ruggiero, 2002)
A comunicação interna nas organizações, empresasou entidades nem sempre foi valorizada ou reconhecida como de vital importância para o desenvolvimento e sobrevivência dessas organizações.
Na era da informação e em um momento em que a tecnologia é disponibilizada, a habilidade no processamento de dados e a transformação desses dados em informações prontas para serem usadas nas tomadas de decisões, representa uma oportunidade valiosa na melhoriado processo de comunicação no mundo dos negócios. Só através de uma comunicação interna eficiente, é que acontece a troca de informações.
É papel do profissional de Relações Públicas fazer com que haja interação entre todo o universo organizacional.

2. Procure identificar os elementos do aparelho fonador cujo funcionamento é necessário para a codificação das mensagens.
Resposta: Umverdadeiro intercâmbio de significados entre as pessoas abrange mais do que as palavras usadas em suas conversações, inclui sombras de significado e ênfase, expressões faciais, inflexões vocais e todos os gestos não intencionais e involuntários que sugerem o verdadeiro significado. Um intercâmbio efetivo solicita mais do que apenas a transmissão de dados. Exige que as pessoas que enviam as mensagens eaquelas que as recebem possuam certas habilidades (falar, escrever, ler, escutar, e coisas parecidas) para que o intercâmbio de significado tenha sucesso. Podemos dizer, portando, que comunicação é a cadeia de entendimento que liga os membros de várias unidades de uma organização em diferentes níveis e áreas. Neste conceito consideramos três elementos importantes: um ato de fazer-se entender, ummeio de passar informações entre as pessoas e um sistema de comunicação entre os indivíduos.
São as pessoas não as organizações que se comunicam. O sistema de comunicação de uma organização reflete uma variedade de indivíduos com antecedentes, educação, crenças, culturas, ânimos e necessidades diferentes.
Para Stoner et al. (l995), a definição operacional de comunicação, deve considerar trêspontos essenciais: que a comunicação envolve pessoas, e que compreender a comunicação, portanto, implica na tentativa de entender como as pessoas se relacionam umas com as outras; que a comunicação envolve significados compartilhados, o que sugere que, para se comunicar, as pessoas devem concordar quanto a definição dos termos que estão usando; a comunicação é simbólica, gestos, sons, letras, númerose palavras só podem representar ou sugerir as idéias que elas pretendem comunicar.
John Kotter (1977) definiu comunicação como um processo que consiste em um emissor transmitindo uma mensagem, através de um meio, para um receptor que reage. (Emissor® mensagem ® receptor). Este modelo indica que existem três elementos essenciais na comunicação, na falta de um deles não pode ocorrer comunicação.Podemos mandar uma mensagem, por exemplo, mas ela não é ouvida ou recebida por alguém, não ocorrendo, portanto, qualquer comunicação. Devemos considerar ainda, que nem sempre a informação enviada pelo transmissor é compreendida de forma consistente pelo receptor. Isto porque toda informação é interpretada pela subjetividade do receptor, que a modifica segundo parâmetros pessoais e intrínsecos....
tracking img