Preconceito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1208 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

4 REFERÊNCIAS 8


INTRODUÇÃO

A escola é um ambiente onde se deve prevalecer à união entre todas as raças e etnias. A conscientizaçãono espaço escolar contribui para que os alunos tenham uma visão mais ampla sobre o que é a desigualdade e o que ela gera negativamente no processo de ensino aprendizagem da criança. Por isso há a necessidade de se estabelecer um plano de ação que vise minimizar os problemas ocasionados pelo preconceito dentro e fora da escola.
A escola é responsável pelo processo de socialização infantil noqual se estabelecem relações com crianças de diferentes núcleos familiares. A relação entre crianças brancas e negras numa sala de aula pode acontecer de modo tenso, ou seja, possibilitando que a criança negra adote em alguns momentos uma postura introvertida, por medo de ser rejeitada ou ridicularizada pelo seu grupo social.
Para Carvalho (2006) alunos isolados são geralmente tímidos,assustados e reservados, com pouca participação nas atividades, geralmente são considerados alunos disciplinados por não causarem nenhum problema ou perturbação durante a aula, fato que contribui para que o professor não o perceba em sala de aula, ignorando sua posição de isolamento.
O preconceito racial é o que mais se abrange em todo o mundo, pois as pessoas julgam as demais por causa desua cor, ou melhor, por sua raça. Nossas crianças desde cedo, aprendem que a escola pública é pra criança pobre, já a escola particular para aquelas que têm mais condições financeiras. Essas crianças vivenciam de perto o preconceito e a discriminação por causa da sua posição social dentro da sociedade.
Nesse sentido Castro e Abramovay (2006) afirmam que:


“Adiscriminação na escola não é apenas uma prática individual entre os atores escolares, mas são principalmente ações e omissões do sistema escolar que podem contribuir para prejuízos na aprendizagem do aluno negro, minar o seu processo identitário e deixar mágoas, sofrimentos, muitas vezes não expressos”. (CASTRO E ABRAMOVAY, 2006, p. 245).








DESENVOLVIMENTO

 A discriminaçãoracial é um problema ainda existente em nossa sociedade, dentre as várias conseqüências causadas pelo preconceito estão à depressão, baixa auto-estima, violência e dificuldades na aprendizagem. Nesse sentido será desenvolvido na escola e em sala de aula um Plano de Ação para que os alunos do 3° ano construam uma educação que valorize as diferenças étnico-raciais.
Para Gomes (2005)A escola tem um papel importante a cumprir nesse debate. Os professores não devem silenciar-se diante de preconceitos e discriminações raciais. Antes, devem cumprir o seu papel de educadores, construindo práticas pedagógicas e estratégias de promoção da igualdade racial no cotidiano da sala de aula. Para tal, é preciso saber mais sobre a história e a cultura africana eafro-brasileira, superar opiniões preconceituosas sobre os negros, denunciar o racismo e a discriminação racial e implementar ações afirmativas voltadas para o povo negro, ou seja, é preciso superar e romper com o mito da democracia racial. (GOMES, 2005, p. 60).


Para que possamos construir uma educação livre de preconceitos, é necessário, que os alunos desde muito cedo aprendam na prática orespeito ao outro. O papel do professor é desconstruir essa imagem negativa que coloca o negro em uma posição inferior aos outros.
Para Gonçalves e Silva (1996)


Fazemos parte de uma população culturalmente afro-brasileira, e trabalhamos com ela; portanto, apoiar e valorizar a criança negra não constitui em mero gesto de bondade, mas preocupação com a nossa própria...
tracking img