Preconceito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1244 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
REDAÇÃO Tema: Preconceito
"Preto" no Branco
É visível o fato de que o negro vem conquistando cada vez mais, um lugar de respeito na sociedade moderna, exemplo disso é Barack Obama, que se tornou o homem mais poderoso do mundo ao se eleger presidente da maior potência mundial, os Estados Unidos da América.
Apesar de essa escolha ter se tornado um marco no cenário mundial, várias barreiras dopreconceito racial necessitam ser quebradas, muitos são aqueles que ainda não aceitam o fato de que um negro tem capacidade de ocupar cargos de responsabilidade e destaque, duvidando de seu potencial sem ter conhecimento de suas habilidades.

Em pleno século XXI existem pessoas que são desprezadas por causa de sua origem afrodescendente, sendo privadas de certos direitos essenciais a qualquercidadão
No Brasil, existem leis severas que inibem o preconceito racial, abolindo de vez as diferenças que imperam no país. Através de planos de ação mostram que todos devem ter direitos iguais, independentemente de raça, sexo, crença ou classe social.

contudo, o racismo muitas vezes está camuflado: há casos de pessoas que fogem de relacionamentos, tanto pessoais quanto profissionais, por causada cor da pele

Enquanto muitos hipócritas julgam-se melhores por causa de sua etnia e ficam preocupados com a tonalidade da pele de outros, dia após dia os negros conquistam vitórias impressionantes nos palcos do mundo afora, acabando com as diferenças existentes entre as demais raças, pois o que faz o ser humano não é a quantidade de melanina presente no corpo e sim valores morais e éticos quecontribuem para o crescimento de uma civilização mais justa.
A sobrevivência do preconceito
O fato de muitos negros hoje ocuparem lugares de destaque não indica que o preconceito racial está chegando ao fim, demonstra apenas que o mundo está abandonando a imagem do negro como pessoa incapaz de atingir um objetivo. São pessoas que conseguiram aproveitar as oportunidades e alcançaram o sucesso,porém, jamais chegariam aonde estão se não tivessem algum respaldo financeiro.

A escolha dos americanos para presidente da República mostra que o preconceito existe até nos dias atuais, pois foi uma eleição que jamais causaria tanto impacto se o mundo estivesse realmente amadurecido quanto a questão racial. Foi um espetáculo midiático, que transformou um candidato comum em um arauto dos novostempos, fazendo com que parecesse mais um duelo de raças do que um embate de propostas políticas em uma nação que depois de tanto controlar o mundo começou a ter seu brilho apagado.

Barack Obama não teve a infância que um negro pobre teria, cursou universidades prestigiadas e teve como cartão de acesso ao mundo dos brancos o fato de sua mãe e avós maternos serem desta raça. O grande mérito deObama foi ter aproveitado as oportunidades que tinha e conseguir trilhar uma trajetória política que fizesse com que merecesse uma vaga na disputa pela Casa Branca.

O preconceito racial sobrevive e somente com investimentos na área de educação e a punição para atos discriminatórios podem diminuir cada vez mais a ideologia racista predominante. Não é o sucesso de alguns negros que vai abrir ocaminho para os outros, da mesma maneira que não é reservando cotas em faculdades, mas sim a melhoria do ensino público que podem diminuir a diferença entre a média da população de quaisquer raça que consiga atingir o ensino superior.
O que é o Preconceito
Preconceito é uma postura ou idéia pré-concebida, uma atitude de alienação a tudo aquilo que foge dos “padrões” de uma sociedade. As principaisformas são: preconceito racial, social e sexual. 

O preconceito racial é caracterizado pela convicção da existência de indivíduos com características físicas hereditárias, determinados traços de caráter e inteligência e manifestações culturais superiores a outros pertencentes a etnias diferentes. O preconceito racial, ou racismo, é uma violação aos direitos humanos, visto que fora utilizado...
tracking img