Preconceito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“NINGUÉM NASCE ODIANDO OUTRA PESSOA PELA COR DE SUA PELE, SUA ORIGEM OU AINDA POR SUA RELIGIÃO. PARA ODIAR, AS PESSOAS PRECISAM APRENDER E, SE PODEM APRENDER A ODIAR, PODEM SER ENSINADAS A AMAR.”
( NELSON MANDELA)


- PLANO DE AÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR -

Em consonância com a lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de Historia e Cultura Afro-Brasileira e Africanana rede de ensino, a temática foi incorporada às discussões com o objetivo de combater as desigualdades sociais, as discriminações e os preconceitos étnicorraciais que ainda permeiam a sociedade brasileira.
O povo brasileiro é resultante de culturas e civilizações oriundas dos demais continentes e tiveram suas identidades construídas historicamente sobre os pilares da democracia racial, masque na pratica, constituiu-se como preconceito velado. Os povos indígenas e africanos contribuíram para a formação da historia, da cultura e da sociedade, enfim, da identidade do Brasil.
Esses povos ficaram privados dos costumes e valores de seus ancestrais. Foram escravizados e viveram em condições precárias economicamente e socialmente. Questões estas que contribuíram para a construção de umaimagem negativa desses indivíduos.



1. IDENTIFICAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

2. OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS
Período: Novembro 2010 à Novembro 2012

Realização de Seminários da Diversidade (Indígena e Consciência Negra), desenvolvendo ações contra o preconceito e a discriminação étnico-racial, conhecendo a legislação e a história das culturas indígena e africana.

3.JUSTIFICATIVA E AÇÕES A SEREM DESEMVOLVIDAS

1 – Estudar os conceitos e as leis (Deliberação 04/06, instrução 017/06, Resolução 3399/10, instrução 010/10 e outros) como formação básica para toda a equipe da escola. (INSERIR OS DOC. REFFERNTES OS POVOS INDÍGENAS)

2 – Todos os participantes das formações continuadas, deverão sociabilizar os conhecimentos adquiridos por meio de reuniões.

3 –Desenvolver estratégias de sensibilização da comunidade escolar, estabelecendo relações entre as culturas africanas, indígenas e européias;

4 – Inserir no PPP do estabelecimento de ensino as EM (Equipe Multidisciplinar) e as ações relacionadas à Educação.

5 – Localizar, verificar e disponibilizar todos os materiais relativos aos temas abordados pela E.M.

6 – Planejamento dos trabalhos para o mês deAbril sobre história e Cultura Indígena e na Semana do dia 20 de novembro sobre a Consciência Negra.

7 – Levantamento de sugestões de conteúdos específicos e referências bibliográficas.

8 – Estudo do Direito Indígena: Estatuto do Índio, papel da FUNAI.

Cada disciplina abordará o tema com atividades diversas. Entre elas, leituras, discussão e reflexão de textos, artigos e demaismateriais didáticos que tratam do preconceito étnicorracial. Mural com exposição dos trabalhos, exibição e sistematização de atividades referentes aos filmes que abordam as temáticas: Kiriku e os Animais Selvagens, Kiriku e a Feiticeira de Michel Ocelor, Tainá uma Aventura na Amazônia, de Claudia Levay, e atividades artísticas, como a Capoeira e Jogo de mancala.

a- HISTÓRIA
Historia da CulturaIndígena e Africana.
A contribuição do índio na formação da nação.
As personalidades africanas a afro descendentes do Brasil. Identificar os membros da família e os graus de parentesco, por meio de desenhos e fotografias.
Reconhecer as diferentes origens raciais/étnicas dos familiares, descrevendo as características destes grupos.
Trabalhar o conceito de tempo: ontem, hoje, amanhã.Ouvir, contar e reproduzir histórias, mitos e lendas de diferentes origens étnicas.
Participar de jogos, brincadeiras e cantigas de diferentes origens étnicas.

b - PORTUGUÊS:
Contos
Musicas
Pesquisa de lendas
Crônicas
Criar oportunidades para que o aluno utilize as linguagens oral e escrita para expressar suas idéias e sentimentos.
Estimular a leitura e a redação de textos.
Ouvir e...
tracking img