Preconceito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA:

O conto Negrinho é considerado um dos melhores contos de Monteiro Lobato, narrado em terceira pessoa. O conto se mostra atual ao denunciar a violência contra a criança, principalmente a negra, e reflete a indignação do autor perante a crueldade humana nos tempos da escravidão. Apontando, a hipocrisia da sociedade: "a caridade é a mais belas das virtudes cristãs..."; "quem dá aospobres empresta a Deus", Negrinha é uma órfã de sete anos de idade, filha de escravos, nascida na senzala e adotada pela perversa Dona Inácia.
Um dia zangou-se com uma negra da casa, porque tirou do prato dela um pedaço de carne, e xingou-a com nome do qual ouvia todos os dias. Dona Inácia sabendo do ocorrido providenciou o castigo. Pediu que cozinhassem um ovo. Quando a água borbulhava, chamou amenina: - Vem cá, peste! Receando que algo acontecesse, Negrinha se aproximou com uma colher colocou o ovo na boca de Negrinha ,amordaçou-a com as mãos,a menina esperneou ,tentou gritar e quando já estava frio soltou a menina. Negrinha não brincava, com o pretexto de que ás solta estragando as plantas, a boa senhora punha-a na sala, ao pé de si, num desvão da porta. “Sentadinha ai, e bico, hein?”.Ela ficava imóvel, seu único divertimento era ver o cuco sair do relógio de hora em hora. Ensinou Negrinha a fazer crochê, e ela ficava a espichar tranças sem fim. Nunca tivera uma palavra de carinho, pestinha,diabo,coruja,barata descascada,bruxa,pata-choca,pinto gorado,mosca-morta ,sujeira,bisca,trapo,cachorrinha,coisa ruim,lixo. Eram diversos os apelidos. Dona Inácia era má demais, apesar daabolição já ter sido proclamada conservava em casa Negrinha para aliviar-se com uma boa roda de cocres bem fincados!
Reflete o alívio das dores da consciência momento em que Inácia recebe a visita de suas sobrinhas, “Linda meninas louras, ricas, nascidas e criadas em ninho de plumas”
 brancas – princesas, negra-escrava, o branco tem alma, o negro não.
Negrinha fica a observar os brinquedos dasmeninas, porém, no momento em que a escrava vê pela primeira vez uma boneca, Inácia ao ver os olhos de Negrinha ao mirar o brinquedo, sentindo, por fim, piedade pela pobre menina deixa-a brincar com as outras crianças. Mas enfatiza: ”- vão todas brincar no jardim, e vá você também, mas veja lá, hein?” e o comportamento da escrava ao brincar com a boneca: “Negrinha, coisa humana, percebeu nesse diada boneca que tinha uma alma". Surpresa maravilhosa do mundo que trazia em si e que desabrochava, Na morte de Negrinha quando Lobato da a ela um final triste: morre e se transforma em impressões – uma cômica, e outra de saudades: “No nó dos dedos de Dona Inácia”. Liberdade de expressão dos negros, não garantiu, enfim, o fim do preconceito: “O 13 de maio tirou-lhe das mãos o chicote, mas não lhetirou da alma a gana” Maus tratos, hipocrisia e falta de amor ao próximo é o resumo de uma história triste de Monteiro Lobato, Negrinha. Como o autor relata no texto, a pequena que vivia em um mundo do qual era o único que conhecia maltratada por todos onde morava e principalmente por sua patroa que tinha prazer em judiar da mesma,.
Negrinha se via presa aquela existência, mas um dia tudo mudou, eela compreendeu através de uma boneca que não era uma coisa, mas que vivia e tinha uma alma. Essa descoberta foi a sua desgraça, foram-se os sonhos e ela ficou perdida em seu pequeno mundo, assim, veio logo, sem tardar o seu fim.
A 128 anos de abolição da escravatura, e ainda existem escravos nos dias de hoje. Por exemplo, no Haiti 80% da população é pobre, as crianças são entregues por seuspais a escravidão, trabalham por um prato de comida, muitos tem apenas 2 a 7 anos. E se não fizerem tudo direitinho levam chicotadas, elas vivem em condições subumanas. É extremamente triste o fato de crianças serem tratadas como um ser não humano (bicho- homem)
A ciência evolui em uma velocidade magnífica, mas sempre retorna ao principio da criação, não consegue dar um passo sem antes reafirma...
tracking img