Preconceitos, discriminações e estigma.
Ao pesquisarmos o preconceito e a discriminação achamos a seguinte afirmação. Pesquisa realizadahttp://www.brasilescola.com/psicologia/atitude-preconceito-estereotipo.htm:
ATITUDE é um sistema relativamente estável de organização de experiências e comportamentos relacionados com um objeto ou evento particular. Para cada atitude há um conceito racional ecognitivo ? crenças e ideias, valores afetivos associados de sentimentos e emoções que, por sua vez, levam a uma série de tendências comportamentais: predisposições. Portanto, toda atitude é compostapor três componentes: um cognitivo, um afetivo e um comportamental:
a) a cognição ? o termo atitude é sempre empregado com referência à um objeto. Toma-se uma atitude em relação a que? Este objetopode ser uma abstração, uma pessoa, um grupo ou uma instituição social.
b) o afeto ? é um valor que pode gerar sentimentos positivos, que, por sua vez, gera uma atitude positiva; ou gerar sentimentosnegativos que pode gerar atitudes negativas.
c) o comportamento ? a predisposição : sentimentos positivos levam à aproximação; e negativos, ao esquivamento ou escape.
Dessa forma, entende-se oPRECONCEITO como uma atitude negativa que um indivíduo está predisposto a sentir, pensar, e conduzir-se em relação a determinado grupo de uma forma negativa previsível.
CARACTERÍSTICAS DO PRECONCEITO: Éum fenômeno histórico e difuso. A sua intensidade leva a uma justificativa e legitimização de seus atos; Há grande sentimento de impotência ao se tentar mudar alguém com forte preconceito.Preconceito e modos de subjetivação.
A partir de um olhar mais reflexivo devemos questionar a natureza das discriminações e seus mais diferentes agenciamentos. Como se constroem, numa sociedade, os conceitosde ?bom? e ?mau?, ?certo? e ?errado?, ?feio? e ?bonito? ? elementos constitutivos das discriminações e que fazem parte do que chamamos de subjetividade. Dito de outra maneira, ?bom?, ?ruim?,... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 09). preconceito e exclusão social. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Preconceito-e-Exclus%C3%A3o-Social/39152230.html

MLA

"preconceito e exclusão social" TrabalhosFeitos.com. 09 2013. 2013. 09 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Preconceito-e-Exclus%C3%A3o-Social/39152230.html>.

MLA 7

"preconceito e exclusão social." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2013. Web. 09 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Preconceito-e-Exclus%C3%A3o-Social/39152230.html>.

CHICAGO

"preconceito e exclusão social." TrabalhosFeitos.com. 09, 2013. Acessado 09, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Preconceito-e-Exclus%C3%A3o-Social/39152230.html.