Preconceito e discriminação racial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1112 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
A escola tem um papel importante na elaboração de campanhas de conscientização sobre o preconceito, racismo e discriminação racial. Envolvendo a participação de todos, professores, alunos, pais e sociedade. Muitas vezes os alunos chegam à escola com uma visão preconceituosa, causada por uma declaração ou comentário feito por um adulto. Por isso a importância de campanhas deconscientização.
Desta forma, surgem reflexões, debates contribuindo para a promoção da igualdade, provocando assim uma mudança de comportamento e uma melhoria nas práticas educativas. Levando em consideração à lei, os valores das pessoas, a realidade social, bem como a história das conquistas e das lutas pela igualdade de raças e de cor.
Tais temas debatidos em sala de aula facilitarão acontextualização, o surgimento de idéias e ações; com o objetivo de minimizar gradativamente a discriminação e o preconceito no espaço escolar.


2. JUSTIFICATIVA

Acredito que o conhecimento é a melhor forma para a quebra de barreiras e preconceitos quanto à discriminação racial. Através da realização desta atividade espero contribuir para o resgate da valorização do negro e da igualdade social.Por isso a importância do educador em mostrar de uma forma translucida e compreensiva a definição dos termos: preconceito, racismo e discriminação racial.
Sabemos que:
- Discriminação é ato ou efeito de discriminar. Tratamento preconceituoso dado a certas categorias sociais, raciais.
- Preconceito é idéia preconcebida, suspeita, intolerância, aversão a outras raças, credos, religiões.
-Racismo é a atitude preconceituosa e discriminativa contra indivíduos de determinada (s) raça (s) ou etnia (s).
Constituição Federal artigo 5º declara que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza...”, Por que então falar em discriminação? Infelizmente a discriminação racial contra os negros é histórica e sempre existiu, sendo praticada pelos indivíduos, pelos governos epela própria sociedade. Embora, hoje, observamos que as nações, inclusive o Brasil, através de campanhas de conscientização, movimentos contra o racismo, o preconceito e a desigualdade social tem auxiliado muito na inclusão social e na promoção da igualdade. Mas apesar de considerarmos que o Brasil vive uma diversidade cultural, é notório que a escola ainda não se sente preparada para lidar comcertas situações de racismo. Então qual é o verdadeiro papel do professor diante dessa discriminação? Visto que o negro ao longo de sua História vem sendo subordinado, sempre lutando contra o preconceito e a discriminação.
Penso que o professor deve propiciar bases, educar e orientar com o objetivo de garantir o direito igualitário, considerando a singularidade de cada sujeito em suas dimensõesculturais, familiares e sociais. Pois é impossível um ambiente de paz e união na sala de aula quando existe o preconceito, pois este ocasiona a discriminação e o tratamento desigual a respeito de um indivíduo ou de um grupo.
Kabengele Munanga afirma: “Não há preconceito racial que resista à luz do conhecimento e do estudo objetivo. Neste, como em tantos outros assuntos, o saber é o melhorremédio”.
Nesse sentido, a educação das relações étnico-raciais deve ser um dos elementos estruturantes do projeto político pedagógico das escolas.
A partir do conteúdo visto e da fundamentação teórica, estarei realizando um trabalho de conscientização com o tema: “Desconstrução do Preconceito e da Discriminação Racial” com os alunos do 7º e 8º ano, juntamente com a colaboração de pais, professores ealunos das outras séries.

3. OBJETIVOS

• Estimular o diálogo, a socialização e a troca de idéias a fim de promover a mudança de pensamentos, atitudes e hábitos.
• Mostrar a importância da valorização das pessoas independente de raça, credo ou posição racial.
• Investigar elementos históricos, sociais, políticos e culturais.
• Proporcionar o conhecimento sobre líderes de movimentos...
tracking img