Preconceito e discriminação no espaço escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 OBJETIVOS 4

3 JUSTIFICATIVA 5

4 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................6


5CONCLUSÃO........................................................................................................7

CRONOGRAMA 8

REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO

O povo brasileiro é resultado de várias culturas vindas de outros continentes e teve sua identidade cultural edificada em cima da democracia racial, teoricamente falando porque na prática se estabeleceu como um preconceito disfarçado. Os povosindígenas e africanos têm grande contribuição para a formação da história, da cultura e da sociedade do Brasil. Pelo fato desses povos terem sidos escravizados e terem vivido em condições precárias econômica e socialmente, privados dos seus costumes e valores ancestrais, essas questões contribuíram para a construção de uma imagem negativa desses indivíduos. Cada vez mais a sociedade estimula as criançase adolescentes a terem atitudes individualistas que passam bem longe da reflexão e da responsabilidade com o próximo.





OBJETIVOS


OBEJETIVO GERAL



As manifestações da discriminação racial na escola acomodam um quadro de agressões materiais ou simbólicas, de sofrimento mental, com consequências ainda não suficientemente diagnosticadas, acontecem diariamentesobre os alunos negros, alcançando-o já desde pequenos.
A escola é, concretamente, quem perdiz destinos profissionais, ocupacionais e de trajetórias de vida, segundo a raça-cor do aluno, repercutindo sobre sua vida social dentro de seus pensamentos, podendo ser um desencadeador ou um limite ao seu pleno desenvolvimento. O objetivo deste é colaborar para uma conscientização no espaçoescolar onde as ações contribuam para minimizar a discriminação e o preconceito neste ambiente.
Fazer com que estudantes entendam, a partir do processo histórico, como a desvalorização da população negra foi socialmente construída, e como o Estado brasileiro desenvolveu um projeto de nação regularizado em um sistema de idéias racistas de pensar como a eugenia¹ e o mito dademocracia racial contribuíram para a produção e reprodução dos preconceitos e as práticas de discriminação contra a população negra. Causar ampliação nas capacidades, atitudes valores e comportamentos com foco também na ética e cidadania, por meio da implantação de ações aplicáveis na escola, na família e na comunidade.

OBJETIVO ESPECÍFICO
Fazer os alunos pensarem a construçãosocial e histórica do racismo e da discriminação. Despertar a consciência crítica do aluno através de diálogos, vídeos, entrevistas leituras de livros autobiográficos, material impresso como jornais e revistas possibilitando tomar atitudes e responsabilidades. Buscar apoio em diferentes disciplinas e interação de atividades para que a criança sinta-se valorizada como ser humano. Demonstrar que aescola é uma extensão da família e que tanto a família quanto os professores, sedimentam os princípios e valores formadores do caráter.

Eugenia¹: (latim científico eugenia)
s. f.s. f. Conjunto dos métodos que visam melhorar o património.patrimônio genético de grupos humanos;
3 JUSTIFICATIVA



Segundo estudos da UNESCO, se as próprias instânciasgovernamentais atualmente se preocupam em trabalhar, nas escolas, temas voltados para a superação da discriminação e da exclusão social étnico-raciais, deve-se considerar que estas mesmas instâncias reconhecem a existência da discriminação. É de vital importância à compreensão de alguns conceitos a respeito de valores como meio para uma boa convivência na escola e na sociedade. Toda a equipe escolar...
tracking img