Preconceito social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1620 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Preconceito social
Não é legal!

O que é preconceito?
O preconceito é o ato de ter uma opinião contrária sobre determinado assunto sem antes conhecê-lo. A grande razão para ocorrer o preconceito é que existem pessoas que se julgam superiores aos outros, não usam o bom senso e presumem que a sua opinião sempre será a

mais importante.
Existem vários tipos de preconceito e um dos principaisé o preconceito social.

O que é preconceito social?


Essa forma de preconceito acontece quando

alguma pessoa é julgada inferior por suas roupas, moradia, sexo, sexualidade, aparência, condição financeira, deficiência, estilo de vida, entre outros.

Sobre o modo de se vestir há vários preconceitos. Quando uma pessoa entra com roupas simples ou desgastadas, ou mal vestida em umaloja, os funcionários do local muitas vezes não a atendem ou agem com frieza, pois pensam que o cliente é um ladrão ou não tem dinheiro para comprar os produtos ou serviços da loja.

Preconceito social
Um bom exemplo de um local onde ocorre o preconceito social é a sala de aula. Em uma sala de aula pode-se perceber claramente que há a formação de grupos, fazendo a turma ficar separada. Isso énatural, mas passa a ser prejudicial quando um desses grupos deixa de interagir com um outro porque esse último possui uma forma de pensar diferente.


Ricos

discriminam pessoas de baixa classe social, com famosas frases do tipo “Isso é coisa de pobre...”, ou vice-versa.

Fosse piada e ninguém acharia graça da asneira dita por esse senhor, Luiz Carlos Prates, comentarista da RBS, afiliadada Rede Globo. Culpa as pessoas mais pobres, com acesso ao crédito, pelas mortes nas estradas... Só enxerga aqueles que tiveram acesso ao consumo de bens como culpados pelas tragédias nas estradas. Tais comentários representam o preconceito de quem não aceita a mobilidade social do Novo Brasil, de quem não entende a urgência da transformação social desse país, de quem defende a condição de statuspara poucos, mas pago por todos, pois nós pagamos impostos.

 Atualmente,

um exemplo claro de preconceito social é a existência de favelas e condomínios fechados tão próximos fisicamente e tão longes socialmente.

“É mais difícil desintegrar um preconceito do que um átomo”
Albert Einstein

Para se ter uma ideia, em 2011, na cidade de São Paulo, houve uma polêmica quanto à construçãode uma estação de metrô em uma região nobre, mais precisamente no bairro de Higienópolis. Moradores dessa localidade manifestaram-se contra as obras pelo simples fato de temerem a presença de pessoas “estranhas” pelas redondezas, alegando que a estação de metrô colocaria em risco a segurança e a tranquilidade local. A polêmica gerada ganhou o noticiário, pois, apesar da coerência do argumento emrelação aos possíveis reflexos na região como o aumento do número de transeuntes, tratava-se de um ponto de vista preconceituoso em relação à grande massa trabalhadora usuária desse tipo de transporte público. Mais do que isso, esse discurso deixaria implícita a tentativa de uma “demarcação territorial” por uma determinada classe desejosa em se manter isolada, longe do que lhe parece inferior.
 Como qualquer outro tipo de preconceito, este, motivado pela situação econômica, também se manifesta como um tipo de violência, da mesma forma que aquele dado pela cor da pele, tão comum à sociedade brasileira. Aliás, para Darcy Ribeiro, “não é como negros que eles operam no quadro social, mas como integrantes das camadas pobres, mobilizáveis todas por iguais aspirações de progresso econômico esocial [...]. Acresce, ainda, que [...] mais do que preconceitos de raça ou de cor, têm os brasileiros arraigado preconceito de classe”.

É importante que se aborde o assunto com coerência em casa. Se o pai não toma posição nas tarefas domésticas junto com a mãe e simplesmente chega em casa e pede para a mulher pegar uma cerveja, o filho vai assimilar isso. Da mesma forma, quem presencia um...
tracking img