Preconceito racial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
4 REFERENCIAL TEÓRICO


4.1 Conceito de Raça


O conceito de raça está intimamente relacionado com o âmbito biológico, as diferenças de características físicas que fazemdaquele grupo social um grupo particular. Pode-se compreender melhor o que se quer dizer quando se fala de raça, quando se atenta para as questões de cor de pele, tipo de cabelo, conformação facial ecranial, ancestralidade e genética.
No Brasil, o conceito de raça encontra-se mais relacionado à cor da pele e traços faciais, do que à ancestralidade. Isso levou alguns estudiosos a analisar aclassificação racial brasileira não enquanto grupos raciais, mas sim grupos de cor (Degler, 1991). Em sociedades racistas que se pauta, ideologicamente, na crença da superioridade inata da raça branca, oracismo determina as condições precárias de vida da população negra e, consequentemente, deve gerar um impacto negativo no perfil de morbi-mortalidade desse seguimento. As evidências das desigualdadesgeradas pelo racismo na educação, moradia, trabalho, acesso a bens, (“...) consideram-se tais variáveis como responsáveis por um melhor ou pior nível de saúde”.

4.2 Surgimento do Racismo ContraNegros no Brasil

O surgimento do racismo no Brasil começou no período colonial, quando os portugueses trouxeram os primeiros africanos negros, vindos principalmente da região onde atualmente selocalizam Nigéria e Angola. Os negros foram trazidos para serem escravos nos engenhos de cana de açúcar, devido às dificuldades da escravização dos ameríndios, os primeiro habitantes brasileiros doqual se tem relato.
A igreja católica era contra a predação dos ameríndios, pois queria catequizá-los, assim obteriam novos adeptos a religião católica, já que a Europa passava por uma reformareligiosa em alguns países onde surgiam novas religiões. Em contra partida a igreja não se opunha à escravidão negra, pois a considerava uma raça inferior (tanto que se chegou a pensar na época, que um...
tracking img