Preconceito racial na obra canaã

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3170 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PRECONCEITO RACIAL NA OBRA CANAÃ

LILIANE SOARES FERREIRA

RESUMO

A obra “Canaã”, de Graça Aranha é analisada neste artigo através do foco das ideologias contidas nos diálogos dos personagens Milkau e Lentz. O trabalho parte de leituras bibliográficas sobre o assunto, trazendo uma pequena sinopse da obra e do autor. Faz uma explanação sobre os aspectos pertinentes ao tema na obra,abordando também o contexto social e histórico em que aconteceu o romance. O artigo centra-se no personagem Lentz, destacando o seu preconceito em relação ao povo brasileiro, contrapondo-se com Milkau, outro personagem da obra, que expressa otimismo e confiança em relação ao Brasil. Nesse sentido, o trabalho resulta em comparações entre os personagens, confronto de idéias e de atuação dos mesmos noromance, além de trazer algumas considerações sobre o tema na atualidade.

Palavras-Chave: Preconceito. Povo brasileiro. Discriminação. Raça. Brasil

INTRODUÇÃO

O artigo tem por finalidade destacar o preconceito expresso pelo personagem Lentz na obra Canaã, que se manifesta a partir das idéias que evidenciam o preconceito diante do povo brasileiro e do próprio país como um todo. Objetivou-setambém chamar a atenção para o dualismo de idéias presentes na obra, fazendo um contraponto entre as idéias dos personagens Lentz e Milkau, idéias estas que são totalmente opostas no que diz respeito às perspectivas com relação ao Brasil.
Aborda-se também um pouco do retrato do Brasil na época em que se passa o romance, onde se procurou mostrar e justificar o interesse dos imigrantes estrangeirospelas terras brasileiras num contexto específico da história do Brasil.
A escolha do tema justifica-se pelo fato da obra Canaã seguir um cunho ideológico, é um romance de idéias, onde percebe-se a forte presença das idéias preconceituosas do personagem Lentz, o que chamou a atenção para o tema proposto neste artigo. Além de ser um tema que ainda é presente na nossa sociedade, visto que, paramuitos a questão da raça ou cor da pele, ainda é um motivo de preconceito, nesse sentido, este trabalho traz algumas considerações sobre o tema na contemporaneidade.

I - SINÓPSE DA OBRA

Relata a história de Milkau, um imigrante alemão que vem ao Brasil em busca da terra prometida (Canaã). Encontra Lentz, também imigrante alemão, e os dois tentam em meio às dificuldades viver uma nova vida emuma pequena cidade Chamada Porto do Cachoeiro, no Espírito Santo. Durante todo o percurso da obra os dois travam diálogos refletindo o modo particular de ambos de ver o mundo. Milkau conhece Maria, uma empregada que engravida do filho do patrão, sendo maltratada, foge e tem sem filho em meio a Mata, sendo o bebê comido por porcos. Diante disso a moça é presa e Milkau se sensibiliza com o ocorrido,acredita na inocência da moça. Em face de injustiças, ambição e abuso de poder, Milkau então foge com Maria em busca da terra prometida.

II – O AUTOR DA OBRA CANAÃ

José Pereira de Graça Aranha nasceu em são Luiz, no Maranhão, em 21 de junho de 1868. Foi formado em direito e iniciou a vida pública como advogado, professor e magistrado, passando depois para a carreira da diplomacia, que porlargo tempo o manteve apartado do Brasil. Em 1890, foi juiz municipal na cidade de Porto do Cachoeiro, no Espírito Santo. Nesse lugar teve oportunidade de coletar dados para a obra Canaã, que foi sua mais importante obra. Bossi (2006) diz “que a observação da vida local com todos os seus contrastes entre selva e cultura, trópico e mente germânica, era bem de molde a tentar um espírito propenso aojogo das idéias” (p.326). Graça Aranha também foi membro fundador da academia Brasileira de letras, sem ao menos ter lançado nenhum livro. Canaã foi seu primeiro lançamento em 1902, que foi uma grande novidade na época devido ao seu caráter ideológico, além de ter escrito outras obras nos anos seguintes. Morreu no Rio de Janeiro aos 62 anos de idade em 1931.

III - CONTEXTO HISTÓRICO EM QUE...
tracking img