Preconceito linguistico/abaixo o preconceito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (916 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

LUCIANA GREANIN ROSTELLO

ABAIXO O PRECONCEITO

São Paulo
2011

LUCIANA GREANIN ROSTELLO

ABAIXO O PRECONCEITO

Trabalho apresentado à disciplina AspectosGramaticais da Norma Culta da Língua Portuguesa, ministrada pela Profª Valéria Bussola Martins, como requisito parcial para a obtenção da média final.

São Paulo
2011

Abaixo o PreconceitoRotineiramente observamos inúmeras manchetes nos jornais de absurdos que ocorrem em razão do preconceito religioso, preconceito racial, preconceito étnico, preconceito social, preconceito contra asminorias, mulher, idosos, crianças, gays etc. Todas as manifestações contrárias a qualquer tipo de preconceito possuem a sua considerável importância, é claro! Tem seus fundamentos de respeito ao diferentebaseados em uma sociedade mais justas e sedimentada no Estado Democrático de direito, ou seja, todos são iguais perante a lei, mas e o famigerado preconceito lingüístico que é tão excludente quantoqualquer outra forma de preconceito?
Ao abordar esse tipo de preconceito não tenho por objetivo desmerecer os demais, pelo contrario anseio elevar o preconceito da língua ao mesmo “status”que os outros, pois ele pode ser tão ferino e causar tanto mal a uma pessoa quanto a um grupo social, como qualquer outra forma de discriminação.
O preconceito da língua exclui, faz com queas pessoas se tornem introvertida, em razão da vergonha de ser rechaçada do grupo, ser motivo de chacota e achincalhamento. O individuo passa a se manifestar menos socialmente, por medo de falar erradoe chamar atenção para si de forma negativa. A sociedade de uma maneira geral menospreza a pessoa que fala “errado” ou diferente, como se fosse uma pessoa sem estudo ou inferior que não merece o mesmorespeito de uma pessoa letrada, estudada ou culta.
Mas o que fazer para reverter esse quadro? Primeiro devemos entender a origem do problema. Marcos Bagno é muito feliz em duas de suas...
tracking img