Precisão e exatidão

Precisão
Em engenharia, ciência, indústria e estatística, precisão é o grau de variação de resultados de uma medição. Não é o mesmo que exatidão que se refere àconformidade com o valor real. A precisão tem como base o desvio-padrão de uma série de repetições da mesma análise.
De acordo com o VIM Vocabulário Internacional de metrologia,precisão é uma caracteristica do instrumento. Ex.: um paquímetro tem uma precisão entre 0,01 e 0,05 mm; o micrômetro tem uma precisão entre 0,01 e 0,001.
Exatidão é acorrespondência à real medida do objeto. Portanto um instrumento pode ser preciso mas não ser exato. Ex.: com 1 paquímetro de resolução (precisão) de 0,05 mm encontra-se a medida de33,0 +-0,05 mm; porém, ao fazer testes com outros paquímetros constata-se que a medida real do objeto é de 30,0 +-0,05mm; ou seja, o paquímetro que mediu errado é precisomas não é exato.
A precisão de um instrumento é algo que não pode ser alterado, já a exatidão do instrumento pode ser alterada (desgaste do bico do paquímetro, desgaste daponta do fuso do micrômetro, etc.).


Exatidão
Em estatística, economia, psicologia, engenharia e ciência, exatidão consiste no grau de conformidade de um valor medido oucalculado em relação à sua definição ou com respeito a uma referência padrão.
Pode ser demonstrada pela comparação dos resultados obtidos com o material de referênciapadrão ou com outro método validado cujo erro regular não é significativo. Outra forma de investigação é comparar a média dos resultados obtidos com a média obtida do programainter-laboratorial, ou ainda por meio de estudos de recuperação de quantidades conhecidas do analito adicionado na matriz limpa da amostra ou ainda na matriz da amostra.
tracking img