Precipitaçao - quimica analitica

Páginas: 12 (2788 palavras) Publicado: 22 de abril de 2011
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
Departamento de Ciências Básicas (ZAB)

Disciplina: Química Analítica

AULA PRÁTICA 06: VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO: Padronização de solução de NaOH e dosagem de ácido acético em vinagre.

Pirassununga/SP
Outubro, 2010

ÍNDICE

1.INTRODUÇÃO..........................................................................página. 03
2. OBJETIVOS..............................................................................página. 09
3. MATERIAL E MÉTODOS.........................................................página. 09
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO................................................página. 10
5.CONCLUSÃO...........................................................................página. 11
6. REFERÊNCIAS........................................................................página. 12
7. ANEXOS...................................................................................página. 13

1.0 INTRODUÇÃO

2.1 - Volumetria de precipitação:
Os métodos volumétricos que se baseiam na formação de umcomposto pouco solúvel são chamados de titulações de precipitação. Essas titulações são utilizadas principalmente para análise de haletos e de alguns íons metálicos. Para que uma reação de precipitação possa ser usada, é preciso que ela se processe em tempo relativamente curto e que o composto formado seja suficientemente insolúvel (BACCAN.N, 1979).
Infelizmente estas condições somente são alcançadasem poucas reações, devido a falta de um modo adequado de localizar o ponto de equivalência, por outro lado, em algumas reações este ponto pode ser identificado pela simples visualização do momento em que deixa de ocorrer a precipitação.
Um obstáculo que surge ao efetuar uma volumetria de precipitação é que não há existência de indicadores gerais. Assim, nas volumetrias de precipitação, osindicadores utilizados são específicos de cada titulação, dependendo da reação química que lhes serve de base.
Entre os métodos volumétricos de precipitação, os mais importantes são os que empregam solução padrão de nitrato de prata (AgNO3). São chamados de métodos argentimétricos e são usados na determinação de haletos e de alguns íons metálicos. Para a determinação do ponto final, podemos utilizartrês métodos: Método de Mohr, Método de Volhard e Método de Fajans.

1.2- Método De Mohr
O método de Mohr é um método com formação de um sólido colorido, e é aplicado à determinação de cloretos (Cl-) e brometos (Br-). A solução neutra é titulada com nitrato de prata (AgNO3) em presença de cromato de potássio (K2CrO4) que atua como indicador. O método de Mohr não pode ser usado na determinaçãode iodetos em virtude do iodeto de prata ser, também, corado. Na determinação de cloretos o ponto final é atingido quando os íons cromato combinam-se com os íons prata se observando, então, a formação de um precipitado vermelho, pouco solúvel.
Há fatores que devem ser considerados para que haja a aplicação desse método, tais como a concentração do indicador e o pH da solução.
O pH deve ser entre7,0 e 9,0 porque com pH menor que 7,0 há uma baixa na concentração dos íons e não há a formação do precipitado desejado e com pH maior que 9,0 a alta concentração dos íons gera a formação de hidróxido de prata (BACCAN.N, 1979).
1.3 -Indicadores:
Três tipos de pontos finais são encontrados em titulações com nitrato de prata: químico, potenciométrico e amperométrico. Três indicadoresquímicos serão descritos. O ponto final produzido por um indicador químico consiste geralmente em uma variação de cor ou, ocasionalmente, no aparecimento ou desaparecimento de uma turbidez na solução titulada.
Os requisitos para um indicador ser empregado em uma titulação de precipitação são: a variação de cor deve ocorrer em uma faixa limitada da função p do reagente ou do analito e a alteração...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quimica analitica precipitaçao
  • Quimica analitica experimental- analise gravimétrica por precipitação
  • Precipitação química
  • Relatorio analitica Precipitação
  • Quimica Analitica
  • quimica analitica
  • Quimica Analitica
  • quimica analitica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!