Precificação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Precificar é pensar e agir de uma maneira estratégica como uma tática para se calcular os preços de venda, pois esta é a alma do negócio e só assim a empresa poderá descobrir o que o cliente espera de um produto e, consequentemente quanto ele está disposto a pagar.
A princípio e sempre se deve questionar qual a disposição do cliente em pagar, saber o real valor é o diferencial demercado, e não só avaliar o preço de um produto com base no seu custo é a única opção, o correto, é saber o real valor do item, o quanto aquilo pode ser importante na vida de quem vai comprá-lo. É o diferencial do mercado, o algo mais que pode até colocar cifras acima em relação ao concorrente direto, e que mesmo assim vai proporcionar vendas e lucros maiores.
Exatamente aí é que entram osSistemas de Custos e os Sistemas de Preços que a empresa deve preparar por Cliente, onde todas as informações e as possibilidades das simulações fazem a diferença.
O custeio alvo é uma ferramenta de gerenciamento estratégico que busca reduzir o custo do produto durante seu ciclo de vida. O custeio alvo corresponde ao preço que os clientes desejam pagar para o produto/serviço deduzido do lucro que oempreendedor deve receber para executar o respectivo produto/serviço. É na realidade o custo permitido para o produto, ou seja, o custo com que se poderá produzir o citado produto no final das contas.

1. INFLUÊNCIAS GERAIS EM PRECIFICAÇÃO NA PRÁTICA
Diversos fatores interagem para formar o mercado em que os gestores tomam decisões de precificação. As exigências legais/fiscais, ações dosconcorrentes e competidores, demandas dos clientes, todos influenciam a precificação.
Uma das decisões mais difíceis que uma empresa enfrenta é a precificação. O contador é, com frequência, a fonte primária que a empresa procura quando precisa de dados financeiros, sejam essas informações relativas a custos ou preços. Como consequência, os contadores devem estar familiarizados com dados das fontes dereceita, bem como com conceitos econômicos e de marketing necessários para interpretar esses dados.
1.1 O Sistema Legal e a Precificação
Apesar da oferta e procura serem determinadas importantes de preço, o governo também tem um impacto importante sobre a precificação. Ao longo do tempo, são aprovadas muitas leis que regulamentam o nível e a maneira como as empresas podem estabelecer os preços. Oprincípio básico por trás de tantas regulamentações de precificação é que a competição é boa e deve ser encorajada. Assim sendo, está proibida a conivência entre empresas para estabelecer preços e tentar, deliberadamente, direcionar competidores para fora dos negócios.
As decisões de precificação devem ser feitas dentro das restrições impostas pelo governo dos Estados unidos e por leisinternacionais.
1.2 Precificação Predatória
A precificação predatória é a prática de se estabelecer preços abaixo do custo com o propósito de prejudicar os competidores e eliminar a concorrência. É importante observar que a precificação abaixo do custo não é necessariamente uma precificação predatória. As empresas frequentemente determinam o preço de um item abaixo do custo, por exemplo, por meio depromoções especiais nos supermercados ou praticando o preço de penetração.
A precificação predatória no mercado internacional é chamada de dumping, que é quando as empresas vendem abaixo do custo em outros países e a indústria doméstica é prejudicada. Há anos os fabricantes americanos de aço acusam as empresas japonesas, russas e brasileiras de dumping. Quando fica provado que as empresas estãopraticando dumping de produtos nos Estados Unidos, estas ficam sujeitas a restrições comerciais e tarifas elevadas – as quais contribuem para aumentar o preço do produto. A defesa contra acusação de dumping é demonstrar que o preço está, sem dúvida, acima ou igual aos custos, ou que a indústria doméstica não está sendo prejudicada.
1.3 Precificação Discriminatória
A discriminação de preço se refere...
tracking img