PRECEITOS MORAIS DOS DEZ MANDAMENTOS X PRECEITOS MORAIS DO ORDENAMENTO JUR DICO

426 palavras 2 páginas
PRECEITOS MORAIS DOS DEZ MANDAMENTOS x PRECEITOS MORAIS DO ORDENAMENTO JURÍDICO
Em uma época em que a humanidade estava mergulhada na mais completa ignorância espiritual, sem disciplina e sem ética, vivendo em total violência, Moisés foi o escolhido por Deus para guiar seu povo e lhes trazer fé. Moisés recebeu os Dez Mandamentos registrados em duas tábuas, as “Tábuas da Lei”, nelas haviam regras que para estabelecer a paz através de preceitos morais ditados pela divindade.
Esses ensinamentos são vistos como maneira de proteger a vida, respeitar ao próximo e então acabar com a violência que perpetuava numa era de “olho por olho”, “dente por dente”. Assim, visto que era necessário a imposição de algo maior aos homens, os Dez Mandamentos eram compreendidos como a Lei de Deus, uma forma de torna-se pessoa santa, trazendo então os preceitos morais às pessoas.
No decorrer da história, tais ensinamentos se tornaram costumes e princípios pré-existentes na sociedade, sofrendo transformações e adequações a cada época, ora em favor da Igreja, ora em favor do Estado.
Consequentemente, alguns desses valores continuam embutidos no nosso Ordenamento Jurídico atual, como por exemplo, “não matarás”, “não furtarás”, são preceitos incorporados às nossas normas devido, e estão espaçados em diversas leis ao longo do nosso ordenamento vigente. Essas máximas são aplicadas em qualquer localidade no mundo e não se alteram de um país para outro por exemplo, pois são máximas fundantes de qualquer ordenamento.
Os dez mandamentos eram normas básicas de convívio social e uma forma de garantir os direitos e deveres dos cidadãos. Com o decorrer do tempo, as normas foram se alterando, tomando proporção diferente para cada necessidade que foi sendo encontrada pelo homem e até hoje serve como uma segurança de que os direitos serão fixados, fiscalizados e cumpridos. Uma das diferenças do tempo em que foi escrito os 10 mandamentos para as leis vigentes atuais, é a coisificação da mulher, pois

Relacionados