Precariedade habitacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Vulnerabilidade e risco social são sinônimos, sendo uma conseqüência da outra, ou seja, a pessoa que vive em vulnerabilidade está exposta ao risco social e a níveis significativos dedesagregação social.
“A habitação é um desses bens cujo acesso é seletivo: parcela enorme da população não tem acesso, quer dizer, não possui renda para pagar o aluguel de uma habitação decente e, muitomenos, comprar um imóvel” (CORRÊA, 1995, p. 29).
Muitos moradores convivem em locais insalubres, sem rede de esgoto nem coleta de lixo tendo água e energia elétrica clandestina, correndo grandes riscosde enchente e/ou deslizamento, podendo até perder suas vidas, muitos estão em frente de obras tendo que ser removidas para que essa possa ser feita. Assim moram por possuírem baixa renda, o quedemanda da Secretaria de Habitação prioridade.
O Serviço Social na Secretaria de Habitação tem como projeto viabilizar a garantia do direito à moradia digna e regularizada para que se eleve a qualidadede vida desses moradores.
O Serviço Social:
“Desenvolve ações que visa promover a autonomia, o protagonismo social e o desenvolvimento da população beneficiária, de forma a favorecer asustentabilidade do empreendimento.” (MCIDADES, IN08/2009.P3)
“O objetivo maior do Trabalho Social em habitação é a melhoria da qualidade de vida das pessoas, a defesa dos direitos, o acesso a cidade, amoradia, aos serviços públicos e o incentivo e fortalecimento da participação e organização da população.” (MCIDADES)
Moradia digna é aquela localizada em terra urbanizada, com acesso a todos os serviçospúblicos essenciais por parte da população que deve estar abrangida em programas geradores de trabalho e renda. Moradia é um direito humano, afirma o Tratado dos Direitos Econômicos e Sociais daOrganização das Nações Unidas (ONU), ratificado pelo Brasil em 1992, e como tal deve ser reconhecido, protegido e efetivado através de políticas públicas específicas.(PROJETO MORADIA, 2000, p.12)...
tracking img