Prebioticos e simbioticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Prebióticos e Simbióticos

Novas propostas terapêuticas estão sendo estudadas quanto à configuração da microbiota intestinal humana e sua modulação com a ingestão de probióticos, prebióticos ouainda a combinação entre eles, denominado simbióticos. Atualmente, possuem um conceito intermediário entre alimento e medicamento devido aos seus efeitos fisiológicos e/ou metabólicos benéficos jáelucidado em vários estudos. (Vandeplas 2011; Gibson et al 2010)

Probióticos são microorganismos vivos que quando administrados em quantidades adequadas conferem um benefício à saúde dohospedeiro. São administrados em formas de suplementos isoladamente ou também em forma de culturas vivas adicionada em alimentos. Os mais utilizados são os lactobacillos e a bifidobactérias. Sua funçãoprincipal é de melhorar o equilíbrio microbiano intestinal, aumentando a porção de bactérias de ação positiva e inibindo a proliferação de bactérias patógenas e produtoras de toxinas. (Souza 2010; FAO2002)

Efeitos específicos na saúde do hospedeiros estão sendo investigados e documentados com a utilização de probióticos. Experimentos tem demonstrado potenciais efeitos na modulação no sistemaimunológico; terapêutica de câncer de cólon, diarreia associada a antibióticos, doenças inflamatórias intestinais; síndrome do intestino irritável e dislipidemias; produção de vitaminas de complexo Be outros. (Vandeplas 2011; Deponite et al 2011)

Prebióticos são ingredientes alimentares não digeríveis que promovem mudanças específicas na composição e / ou atividade da microbiotagastrointestinal, conferindo beneficios à saúde do hospedeiro. Consistem em carboidratos de diferentes tamanhos, nao hidrolisados nem absorvidos no intestino delgado servindo de substrato para auxiliarcertas bactérias endógenas no cólon. (Deponite et al 2011; Souza 2010; FAO 2002)

Sua função não enfatiza em um grupo especifico de bactéria, porém é assumido que os prebióticos devem aumentar a...
tracking img