Pre sal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Formação do pré sal
Ela surgiu a partir de um riquíssimo depósito de matéria orgânica que, ao longo de milhões de anos, foi prensado por grossas camadas de rocha e sal, transformando-se em petróleo.O estrato do pré-sal está a cerca de 7 mil metros de profundidade, ocupando uma faixa de 800 quilômetros do litoral brasileiro que se estende de Santa Catarina ao Espírito Santo. Estima-se que láestejam guardados cerca de 80 bilhões de barris de petróleo e gás, o que deixa o Brasil na privilegiada posição de sexto maior detentor de reservas no mundo, atrás apenas de Arábia Saudita, Irã, Iraque,Kuwait e Emirados Árabes.
Ao longo de milhões de anos, um gigantesco caldo de matéria orgânica foi submetido a pressões incríveis, transformando-se no petróleo do pré-sal. Quando há 135 milhões deanos a África e América do Sul faziam parte de um único e imenso continente chamado gondwana (a outra porção continental da Terra chamava-se Laurásia). Em virtude das forças de convecção causadas peloresfriamento do magma, as placas tectônicas começaram a se afastar provocando uma fratura entre os dois atuais continentes. Além disso, houve intensa atividade vulcânica e com o afastamento das placastectônicas, as águas das chuvas passaram a se acumular nas falhas geológicas, dando origem a grande lagos de água salobra e quente (por causa da atividade vulcânica). Fundos e com baixo nível deoxigenação, esses lagos acabaram se transformando em grandes depósitos de matéria orgânica, como folhas e animais mortos, que também se acumulavam em seu interior.
Há 120 milhões de anos enquanto oscontinentes lentamente continuavam a se afastar, a matéria orgânica foi se misturando a partículas finas de argila, areia, calcário e conchas. Esta mistureba toda deu origem a uma grande camada de rochasedimentar porosa, na qual ficou armanezado o material que, milhões de anos mais tarde, se transformaram em petróleo. Entre 115 a 110 milhões de anos com o afastamento maior das placas, as águas...
tracking img