Pre relatorio iv fisica 3 diodo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic] [pic]






LABORATÓRIO DE FÍSICA III

PRÉ-RELATÓRIO IV











BAURU, MARÇO de 2013.




[pic] [pic]






LABORATÓRIO DE FÍSICA III

PRÉ-RELATÓRIO IVDiodo





Manfred Babak Junior














BAURU, MARÇO 2013


Física III – Experimental

Pré - Relatório IV: Diodo

O que é um diodo? Qual é sua principalcaracteristica e que tipo de material ele é feito?

O diodo é um componente elétrico que permite que a corrente atravesse-o num sentido com muito mais facilidade do que no outro. O tipo mais comum de diodo é odiodo semicondutor, no entanto, existem outras tecnologias de diodo. Diodos semicondutores são simbolizados em diagramas esquemáticos como na figura abaixo. O termo "diodo" é habitualmente reservado adispositivos para sinais baixos, com correntes iguais ou menores a 1A . Diodo semicondutor é um dispositivo ou componente eletrônico composto de cristal semicondutor de silício ou germânio numapelícula cristalina cujas faces opostas são dopadas por diferentes gases durante sua formação, que causa a polarização de cada uma das extremidades.
É o tipo mais simples de componente eletrônicosemicondutor, usado como retificador de corrente elétrica. Possui uma queda de tensão de, aproximadamente, 0,3 V (germânio) e 0,7 V (silício) [1]







Qual é a caracteristica da corrente versustensão para um diodo de silicio. Explique o comportamento para ambas as polaridades da fonte.

Durante a condução, uma corrente Id flui através do diodo, a medida que aumenta a
corrente injetada Id, aqueda de tensão Vd, observada através dos terminais dodiodo, aumenta muito pouco em relação ao valor Vγ, como conseqüência do baixíssimo valor da resistência de condução do diodo.
A aplicação detensão sobre o diodo estabelece a forma como o componente se comporta eletricamente. A tensão pode ser aplicada ao diodo pela polarização direta ou pela polarização inversa do componente [2]. Odiodo...
tracking img