Pre-projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
re1.Introdução

O infarto agudo do miocárdio é responsável por grande número de hospitalizações em todo o mundo e por elevado número de óbitos, no país ocorrem até 350 mil infartos anuais e que, destes, 240 mil são fatais.
Segundo dados de especialistas, no Brasil cerca de 8% das vítimas de infarto morrem e 30% não resistem a uma segunda ocorrência. No entanto, quem adota estilo de vida maissaudável tem uma expectativa de vida após o infarto semelhante àqueles que nunca tiveram a doença.
O infartado, precisa, portanto, saber que a sua vida depende de seus hábitos. Não se deve deixar prostrar pelo medo de novamente sofrer um infarto, pois essa postura só favorece a reincidência. Deve encarar o fato de estar vivo como uma nova chance, para fazer diferente com aquilo que está ao seualcance.
Um paciente pós-infartado teoricamente deveria ter cuidado em dobro, mas nem sempre é o que acontece, passando o período do susto o paciente relaxa no acompanhamento da doença e muitas vezes retoma hábitos nocivos  que precisariam ser abandonados.
O sucesso de qualquer intervenção preventiva secundária está diretamente relacionado à aderência ao tratamento. A insistência do médicoassistente e a integração da equipe multidisciplinar no atendimento aos pacientes por meio de esclarecimento e controle dos vários fatores de risco têm demonstrado maior efetividade na adesão ao tratamento.



2. JustificatiVA

Apesar de todos esforços e investimento na área de saúde , os números de Infarto Agudo do Miocárdio continuam prevalecendo,constituindo elevada taxa de mortalidade , sendo um dos grandes problemas de saúde pública no Brasil.

3..Problemática

Quais as ações do enfermeiro e da equipe multidisciplinar na assistência à pacientes pós-infartados?

4. Objetivos

Objetivo geral
O presente trabalho tem por objetivo apontar as ações minimizadoras do reinfarto narede pública.

Objetivo específico

* Abordar o Infarto Agudo do Miocárdio ;

* Entender a Reabilitação do paciente pós- infartado;

* Demonstrar a importância da assistência e destacar a atuação imprescindível e vital do enfermeiro para a melhoria da saúde da população, por ser um profissional habilitado para transmissão de orientação na comunidade.

* Analisar fatorespredisponentes para as complicações do paciente pós-infartado;

* Caracterizar as consequências do reinfarto;

* Descrever as ações da rede pública frente ao pós – infarto;

* Explanar conceito sobre as ações da assistência da equipe da estratégia de saúde da família frente ao paciente pós-infartado..




5. Metodologia

A construção deste projeto de pesquisa segue ométodo estatístico de acordo com as pesquisas realizadas, em uma busca sistemática nos dados publicados pelo Ministério da Saúde, revisões bibliográficas em literaturas encontradas e artigos publicados, com a intenção de extrair conclusões a partir do material analisado.

6. Referêncial teórico

6.1 – sistema circulatório

O coração é um órgão vital para o funcionamento dasatividades do nosso corpo, pois ele que impulsiona o sangue através das artérias irrigando todas as nossas células e órgãos, sendo fundamental para nos manter vivos.
O coração funciona como base de funcionamento do sistema circulatório, exercendo a função de bombear o sangue oxigenado para todos os órgão e células que compõe o nosso corpo, através das artérias.
A ação de bombeamento do coração ocorreatravés da contração e do relaxamento rítmicos de sua parede muscular. No momento que acontece a contração do músculo (sístole), os compartimentos de coração tornam-se menores à medida que o sangue é lançado. Durante o relaxamento do músculo (diástole) os compartimentos do coração se enchem de sangue em preparação para que possa ser lançado novamente. Um coração de adulto normal em repouso bate...
tracking img