Pre projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

GEIZIANNE PATRICÍA BISPO DA SILVA













PROJETO DE AÇÃO
(Intervenção)

















PALMARES
2012/2


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

GEIZIANNE PATRICÍA BISPO DA SILVA




O SERVIÇO SOCIAL JUNTO AOS PORTADORES DE HIV/AIDS NO MUNICÍPIO DE ÀGUA PRETA/PEPALMARES
2012/2

APRESENTAÇÃO



O Projeto de Intervenção será realizado no NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família no município de Água Preta Zona da Mata Sul do estado de Pernambuco. O município conta com uma população de 33.098 habitantes dividido em Zona Urbana e Zona Rural, com uma estrutura na área de saúde dividida em:
• 12 unidades de Saúde da Família;
• 01 hospital de PequenoPorte.
No dia 19 de outubro de 2011 foi inaugurado no município de Água Preta/PE, o Núcleo de Apoia à Saúde da Família – NASF. O NASF é um programa do Ministério da Saúde criado em 24 de janeiro de 2008, republicada em 04 de março de 2008, perante a portaria GM número 154. Tem como pressupostos políticas nacionais múltiplas, como atenção Básica; de promoção da saúde; de Integração da Pessoa comDeficiência; de Alimentação e Nutrição; de Saúde do Adolescente; de Atenção Integrada a Saúde da Mulher, de Práticas Integrativas e Complementares; de Assistência Farmacêutica; da Pessoa Idosa; Saúde Mental; de Humanização em Saúde e Política Nacional de Assistência Social.


DIAGNOSTICO ISTITUCIONAL


A Secretaria de Saúde Municipal de Água Preta conta com um quadro funcional de 384funcionários distribuído entre os níveis elementar. Médio e superior, possuindo sede própria e organograma funcional. Gerida pelo Srº. Daniel Oliveira Gomes, gestor do Fundo Municipal de Saúde.




A estrutura administrativa consiste entre direções e coordenações, tendo um conselho fiscalizador paritário.
Um NASF dentro da esfera administrativa encontra-se sobre a alçada da direção daAtenção Básica do município, com um quadro funcional que consta, um Coordenador, Três Fisioterapeuta, um Psicólogo, um Fonoaudiólogo e um Assistente Social tais profissionais compõe a equipe multidisciplinar do Núcleo. Com uma média mensal de 600 atendimentos.






















JUSTIFICATIVA


.
Segundo dados epidemiológicos da III Geres foram registrados em Pernambuco de(1983-2012) 17.402casos de AIDS sendo 5.967 mulheres infectadas e 11.435 homens infectados. No município de Água Preta de 2007-2011. Foram registrados13 casos de infectados pela AIDS sendo 5 homens e 8 mulheres na faixa etária de 13 a 25 anos de idade.
O estudo proposto deste projeto é de grande importância por se tratar de uma problemática atual que reflete nas expressões da questão social, sendo hoje, oenfrentamento do HIV e AIDS um dos problemas que agrava não somente este município, mas também o país inteiro, devido às desigualdades sociais ocasionadas principalmente pelo mundo globalizado.
Para a sociedade, este estudo é de grande relevância, pois, na atualidade, ainda se vê discriminação e medo, pois a AIDS atinge a vida das pessoas em seu dia a dia, comprometendo suas atividadessociais, psíquicas, afetivas, econômicas, sendo elas infectadas ou não.
Sendo assim, o tema proposto parte do interesse de pensar na qualidade dos
serviços ofertados aos portadores de HIV/AIDS do Município da Água Preta e nas ações voltadas para este público numa perspectiva de conhecer a realidade existente e propor novas ações direcionadas ao público alvo.
O tema abordado éde grande importância , pois permitirá uma análise sobre as Políticas Públicas de Saúde destinadas aos portadores de HIV/AIDS procurando assim, conhecer uma maneira específica para o seu enfrentamento, podendo propiciar uma análise profunda de cada caso e suas particularidades. Para tanto, o trabalho servirá de auxílio para a gestão pública municipal permitindo que os

sujeitos envolvidos...
tracking img