pre projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO SERRANA
FACULDADE DA REGIÃO SERRANA – SANTA MARIA DE JETIBÁ – ES

RANIELLY BRUNA MIELKE ALVES














A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM E NA CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS




















SANTA MARIA DE JETIBÁ
2013
RANIELLY BRUNA MIELKE ALVES















A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM E NA CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS


Pré-projeto apresentado à disciplina de TCC, Curso de Matemática do Instituto de Ensino Superior da Região Serrana – FARESE – Santa Maria de Jetibá – ES.




















SANTA MARIA DE JETIBÁ
2013
SUMÁRIO




1 INTRODUÇÃO 3
2 TEMA 7
3 PROBLEMAS/PERGUNTA 8
4 JUSTIFICATIVA 95OBJETIVOS 10
5.1 OBJETIVO GERAL 10
5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 10
6 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 11
7 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 12
7.1 APRENDIZAGEM 12
7.2 A IMPORTÂNCIA DO JOGO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM 13
7.3 APLICAÇÃO DE JOGOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA 16
7.4 A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA 19
CONSIDERAÇÕES FINAIS 22
REFERÊNCIAS 24

1 INTRODUÇÃO


Partindo dopressuposto que ao brincar, as crianças criam, recriam, e repensam os acontecimentos do seu cotidiano é que surgiu esse projeto que tem como objetivo fazer uma análise sobre o uso de jogos e brincadeiras no processo de construção de conceitos matemáticos do aluno, as estratégias utilizadas pelo professor, bem como, o estudo sobre os jogos e brincadeiras que levem em consideração a aprendizagem.Entende-se que o processo ensino-aprendizagem se constitui na inter-relação entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento científico. Assim sendo, a investigação bibliográfica deste projeto será no sentido de compreender a importância dos jogos e do lúdico na aprendizagem e na construção dos conceitos matemáticos.
A opção por esse tema se deu devido a observação de que a atividade lúdica como fonte deaprendizagem ainda não é prática efetiva no cotidiano de algumas escolas. Propõe-se, então, um aperfeiçoamento da prática docente, através da criação de momentos que oportunizem a criança o exercício do seu direito de ser criança e aprender junto com esse momento lúdico. O direito de brincar, contribuindo assim, para uma série de fatores importantes para o seu desenvolvimento físico, emocional,cognitivo, lingüístico e social e principalmente conceitual.
No decorrer do trabalho se fará um estudo de tudo que a os jogos podem trazer como incentivo na aprendizagem , principalmente nas aulas de Matemático, como construtores de conceitos, mas para isso é preciso conhecer alguns conceitos que serão importantes para uma melhor compreensão da temática.
Apesar de permear todas as áreas doconhecimento que serão utilizados na vida prática o ensino da matemática nas escolas, muitas vezes se distancia dos seus principais objetivos, entre eles o direcionamento de ensino-aprendizagem para a construção da cidadania e participação ativa do educando na sociedade. Esse distanciamento ocorre quando nos dias atuais as escolas utilizam o ensino da matemática tradicional baseada na aprendizagemmecânica, de mera transmissão de conhecimentos, no qual os alunos se condicionam a receber informações prontas, acabadas, gerando nestes, sensações de medo e insatisfação e até a incapacidade de decodificar os sinais do dia-a-dia, tornando-os consequentemente excluídos da sociedade.
Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico independente da criatividade e a capacidade de resolver problemas.Sendo assim, este ensino requer superação de alguns obstáculos que comumente estão relacionados a palavra matemática.
Conscientes da necessidade de alcançar resultados satisfatórios, educadores buscam cada vez mais, instrumentos que sirvam de recursos pedagógicos para melhorar o processo ensino-aprendizagem.
Utilizar os jogos e a ludicidade para ensinar matemática é uma maneira inteligente...
tracking img