Pre projeto.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A gerência de materiais é um conceito vital que pode resultar na redução de custos e no aperfeiçoamento do desempenho de uma organização de produção, quando é adequadamente entendida e executada. É um conceito que deve estar contido na filosofia da empresa e em sua organização.
Os materiais em geral representam a maior parcela de custo de produtos acabados, mostrando que sãoresponsáveis por aproximadamente 52% do custo do produto numa média empresa e, em alguns casos, podem chegar a 85%. O investimento em estoque de materiais é tipicamente de 1/3 do ativo de uma empresa.
Administrar materiais é fazer um exercício de provedor, analista, pesquisador e programador. É acima de tudo, colocar a empresa como um organismo viável a todos que dela participam.
Na administraçãoatual fica cada vez mais evidente a importância das relações humanas na empresa. No setor de materiais também não é diferente, pois as preocupações são as mesmas de uma organização como um todo, só que com foco centrado na sua atividade como parte do todo empresarial, tendo suas preocupações específicas com relação às condições de trabalho, segurança, salários, cargos, treinamento, hierarquia, etc.Abordaremos a importância de outras áreas da empresa no setor de Materiais, através das interfaces com as áreas de Recursos Humanos, Financeiro e O.S&M (Organização Sistemas e Métodos).





CAPÍTULO I: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
PARTE A: ESTUDO DA ÁREA DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS E SUAS INTERFACES

1 A Área de Administraçao de Recursos Materiais e Patrimoniais

1.1 Aspectos geraisSegundo Jucélio Paiva (2011, pág. 12),
"Administrar é o processo de dirigir ações que utilizam recursos para atingir objetivos. Embora seja importante em qualquer escala de aplicação de recursos, a principal razão para o estudo da administração é seu impacto sobre o desempenho das organizações. É a forma como são administradas que torna as organizações mais ou menos capazes de utilizarcorretamente seus recursos para atingir os objetivos corretos".
A administração de Recursos Materiais tem preocupação constante nas atividades desenvolvidas dentro das empresas, que abrangem desde compras, armazenagem, recebimentos, fornecedores ate controle de estoque. Em outras palavras a administração de recursos materiais objetiva a existência de um estoque onde não falte nenhum dos produtos queo compõem, sem investir excessivamente. É vista como um sistema que interage na organização para criar um todo organizado, para dota-la de materiais de grande importância para um bom funcionamento.
A organização do estoque se faz necessária para que a empresa opere com o mínimo possível de preocupações, podendo refletir uma grande influencia para o sucesso de uma organização.
1.2 Conceito
Aadministração de recursos de materiais tem como base o envolvimento com compras, armazenagem e vendas. E assim colocar a empresa como uma organização viável a todos que participam dela.
De acordo com (DIAS, 2005, p.15),
“Um sistema de materiais deve estabelecer uma integração desde a previsão de vendas, passando pelo planejamento de programa-mestre de produção, até a produção e a entrega doproduto final. Deve estar envolvido na alocação e no controle da maior parte dos principais recursos de uma empresa: fabricação, equipamento, mão-de-obra e materiais.”
Segundo (CHIAVENATO, 2005, p. 95) “A administração de materiais consiste em se ter os materiais necessários, na quantidade certa, no local certo e no tempo certo à disposição dos órgãos que compõem o processo produtivo da empresa”.Para (MARTINS;CAMPOS, 2000, p.5), “Administração de Materiais trata da sequencia de operações que tem seu inicio na identificação do fornecedor, passando pela compra e recebimento do bem, para depois lidar com sua conservação, manutenção ou, quando for o caso alienação”.
1.3 Importância
Com boa qualidade do material a empresa busca aceitação interna e externa. Com o controle de quantidade busca...
tracking img