PRE PROJETO A DAN A COMO FERRAMENTA PARA O DESEMVOLVIMENTO DA CRIAN A

1568 palavras 7 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE
ESCOLA DE LICENCIATURAS
CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO DE PESQUISA

A dança como ferramenta para o desenvolvimento da criança

Manaus, Am
2014
Thaína Campos Gonçalves thaina.c.g.20@gmail.com thai._@hotmail.com
1. Introdução
A dança é uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento da criança pois ela ajuda no desevolvimento motor, cognitivo e afetivo, além de que é uma manifestação comun de arte e cultura, e se praticada desde cedo, pode promover o desenvolvimento da inteligência, dos sentimentos e do desempenho corporal.
Com este trabalho pretendo mostrar como a dança pode beneficiar o crescimento da criança em vários aspectos.

2. Problema
Porque a maioria das escolas não usam a dança para ensinar e entreter?

3. Justificativa
Talvez um dos maiores empecilhos da inclusão da dança como conteúdo escolar seja a falta de tempo, devido à existência de matérias consideradas mais importantes. Pensando nisso, o professor de Artes e/ou o de Educação Física seria o grande responsável pela inserção da dança na vida escolar das crianças, tanto por ela ser um esporte, uma atividade física, como por representar uma manifestação artística.

4. Hipótese
Apesar dos PCNs, publicados em 1996, estabelecerem a dança como algo obrigatório no currículo escolar na disciplina de Artes ao lado de outras três grandes áreas: artes visuais, teatro e música, a dança continua sendo praticada como uma atividade extracurricular. E a situação ainda aponta para o fato de os "docentes" que ministram essas aulas não estarem suficientemente qualificados.

5. Objetivos Objetivo Geral:
No aspecto educacional da dança deve se basear de que a interação aluno/professor é o suporte estrutural para a concretização do fenômeno educativo. Objetivos Específicos:
É obter autoconceito, realização e autoconfiança através da experiência de movimentos que ofereça a oportunidade de: mover-se;
Aprender por meio de movimentos; a ser criativo através

Relacionados