PRE-PROJETO_UFF_CRUZ_E_SOUSA

1940 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
INSTITUTO DE LETRAS

PRÉ-PROJETO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM ESTUDOS DE LITERATURA / SUB-ÁREA: LITERATURA BRASILEIRA / TEORIAS DA LITERATURA

“PREPARANDO O FUTURO: AS INOVAÇÕES NA POESIA DESBRAVADORA DE CRUZ E SOUSA”

Pré-projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Pós-Graduação stricto sensu em Literatura Brasileira – como requisito parcial do processo seletivo do programa, nível mestrado.

JUAN MARCELLO CAPOBIANCO
NOVEMBRO DE 2012 “Nomear um objeto significa suprimir as três quartas partes do gozo de uma poesia, que consiste no prazer de adivinhar pouco a pouco. Sugerir, eis o sonho.” – Mallarmé.

RESUMO

O trabalho tem a proposta de adentrar na estrutura da praxis poética de Cruz e Sousa (1861 – 1898), aprofundando seus mecanismos intrínsecos de criação, as variadas inflexões de sua tensão lírica, os recursos simbolistas dos mais diversos matizes; destacando – sempre a partir das construções deste poeta – os aspectos em que foi além de seu tempo, inovando e ultrapassando o panorama poético-literário que lhe era contemporâneo, e preparando o caminho para o pós-simbolismo e os futuros adventos da poesia do século XX.

1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

A obra poética de Cruz e Sousa – em seu âmbito de inovação e de abertura de caminhos para os movimentos que lhe sucederam – não será estudada na superfície imediata, na mera escolha dos temas de sonho ou religiosidade, na evocação do etéreo ou na lírica abolicionista, mas, sobretudo, na estrutura aberta do verso, na busca da essência, nos flashes de metáforas contrastantes, raras, de nuances surrealistas1, nas poderosas sugestões à “performance criadora do leitor”2, e em fatores que ressumam de uma análise construtivista, e não de simples matriz sócio-histórica.

Estes e outros aspectos pertinentes à obra de Cruz e Sousa serão analisados na medida em que transcenderam a época e influenciaram os poetas e escritores das décadas seguintes

Relacionados