Pre projeto socioambiental nas comunidades do parque indígena do xingu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FORTALECIMENTO CULTURAL E SEGURANÇA ALIMENTAR DAS COMUNIDADES DO PARQUE INDÍGENA DO XINGU - MT

INTRODUÇÃO

O parque indígena do Xingu é localizado ao norte do estado do Mato Grosso, possuindoárea de aproximadamente 2,8 milhões de hectares, com um perímetro de 920 km². O parque abrange dezessete etnias indígenas, com representação das quatro famílias linguísticas indígenas do Brasil (MacroJê, Macro Tupi, Caribe e Aruaque), vivem na região cerca de 3.110 habitantes indígenas. (FUNAI, 2007). A demarcação atinge parte dos municípios de Canarana, Paranatinga, São Félix do Araguaia, São Josédo Xingu, Gaúcha do Norte, Feliz Natal, Querência, União do Sul, Nova Ubiratã e Marcelândia.

A expansão da fronteira agrícola exerceu grande pressão de desmatamento sobre extensas áreas brasileiras.A indústria madeireira, migrante da região sul do país, está se expandindo e explorando o potencial das florestas presentes na região norte do Mato Grosso (Ackerly et al, 1989; Martini et al, 1998;SEPLAN/MT, 1999). Já as queimadas vêm se tornando cada vez mais freqüentes nas áreas florestais (Fearnside, 1990). A ampliação da malha viária e a possível expansão das hidrovias contribuem paraacelerar os processos de degradação sobre esses ecossistemas (Salomão & Lisboa, 1988).

Atualmente, o povo indígena do Xingu tem sofrido uma série de problemas relacionados ao desmatamento, a degradaçãodos rios, formação de malhas viárias e surgimento de cidades ao longo da extensão rio Xingu, que é uma das principais fontes de subsistência dos indígenas do parque, e tem afetado diretamente osrecursos hídricos e biológicos da região que formam a bacia do xingu, constituindo uma constante ameaça ao ecossistema e à segurança alimentar das comunidades indígenas do parque.

O projeto tem comoobjetivo preservar a biota local e as espécies dessa biota, que eventualmente servem de alimentos para os indígenas. Dividindo o projeto em duas sub-etapas: Fauna e Flora.

A sub-etapa “Flora” visa...
tracking img