Pre - projeto refroma agraria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
HISTÓRIA – 6º SEMESTRE

ADRIANA APARECIDA LEGRAMANTE

A evolução histórica da Reforma Agraria





SÃO LOURENCO DO OESTE -SC2012


Adriana Aparecida Legramante

A evolução histórica da Reforma Agraria

Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para trabalho indicisplinar individual – 6º Semestre

SÃO LOURENCO DO OESTE -SC
2012
Sumario

1INTRODUÇÃO...............................................................................
2 JUSTIFICATIVA .............................................................................
3 OBJETIVOS .................................................................................
4 METODOLOGIA ............................................................................
5 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA......................................................
6 FONTES....................................................................................
7 CRONOGRAMA...........................................................................
8 REFERENCIAS ..........................................................................

Introdução
Podemos definir reforma agrária como um sistema em queocorre a divisão de terras, ou seja, propriedades particulares (latifúndios improdutivos) são compradas pelo governo a fim de lotear e distribuir para famílias que não possuem terras para plantar. Dentro deste sistema, as famílias que recebem os lotes, ganham também condições para desenvolver o cultivo: sementes, implantação de irrigação e eletrificação, financiamentos, infraestrutura,assistência social e consultoria. Tudo isso oferecido pelo governo.
A reforma agrária se constitui hoje em uma das grandes questões brasileiras, pois se preocupa não apenas aos que estão envolvidos com a questão da terra, mas a todos que compreendem a extensão deste problema.
A organização econômica e social vigente no Brasil, delineada há pouco mais de meio século, impõe a milhõesde brasileiros uma trajetória marcada pelo sofrimento. O viver com dignidade parece ser apenas uma esperança, uma promessa que se repete e nunca se concretiza.
Na questão da Reforma Agrária este empenhado o governo federal, a igreja católica, partidos políticos o sindicalismo em geral e particularmente o movimento sindical dos trabalhadores rurais.
A questão agráriabrasileira é um tema sempre relevante e presente nos meios de comunicação escrito e falados e, como tema da importância que é, está presente nos livros didáticos do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, e ainda alunos do EJA

Reforma: ato ou efeito de reformar, restauração, modificação,
Reforma Agrária: conjunto de medidas que visam modificar as normas jurídicas e econômicas que regem a estruturaagrária de um pais, a fim de elevar o nível de vida das populações rurais e aumentar os índices de produção agrícola.
MST: movimento sem terra
EJA: educação de jovens e adultos


Justificativa
Decidiu-se abordar a questão da reforma agrária, por tratar-se de um tema que influi na vida de todos os brasileiros, e como tal acredita-se na necessidade de estudá-la de forma profunda afim de que se possa compreender o significado real da luta pela posse da terra.
Buscar-se através deste compreender as origens históricas do problema Agrário, quando e como da questão da propriedade da terra assumiu a importância que tem hoje, qual o papel desempenhado pela massa trabalhadora no sistema social.
Acredita-se que a questão da Reforma Agrária, não se constitui apenas...
tracking img