Pre-projeto de artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
KENIA MARIA DE SOUZA

ANALIZANDO A INCLUSÃO NAS SÉRIES INICIAIS.

Projeto de pesquisa apresentado como trabalho para testar o aprendizado na disciplina de Metodologia Científica, no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em Didática e metodologia da educação infantil e séries iniciais, da FIC - Faculdades Integradas de Cassilandia, sob a orientação do Professor Jeferson WillianCassilandia - MS
Junho - 2011

OBJETIVO GERAL:

Identificar as dificuldades encontradas no processo de inclusão dos alunos com deficiências, a fim de provocar desafios para a construção de uma proposta inclusiva que garanta a todos os alunos educação acessível e com qualidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Constatar se ainda existe resistência ao processo de inclusão por parte do aluno,família e educadores, visto que a deficiência, muitas vezes, é vista como sinônimo de inferioridade e incapacidade;
• Examinar os procedimentos utilizados na inclusão dos alunos deficientes;
• Analisar a formação oferecida aos professores em programas específicos à área da deficiência;
• Identificar as necessidades que ainda precisam ser superadas para que a inclusão ocorra de fato.METODOLOGIA
A fase qualitativa desse projeto de estudos se baseia em leituras específicas de diversas obras sobre o tema abordado. Serão consideradas aqui diversas opiniões de estudiosos sobre a inclusão do deficiente na escola e a preparação do professor para lidar com esses alunos.
Na fase quantitativa serão coletados dados concretos em pesquisas de campo com os principais envolvidos na situaçãoestudada. Acompanhando algumas aulas será formulada uma visão crítica sobre a inclusão podendo responder questões como:
Será que o professor tem formação e preparo suficiente para lidar com dois públicos distintos?
O aluno “especial” conseguirá se desenvolver plenamente nesse ambiente diversificado?
Como ficará a socialização dessa criança no contexto da sala de aula?

JUSTIFICATIVA:

Ainclusão social surgiu como oposição à prática da exclusão, em seu sentido total, os “diferentes” eram considerados incapazes, levando assim uma vida sem grandes perspectivas. Ainda hoje, na educação existem muitas discussões referentes à inclusão das pessoas com deficiência na escola regular, pois implica numa mudança de paradigmas, causando alterações na prática educativa e desacomodando toda acomunidade escolar.
A educação de pessoas com deficiência, no Brasil, se realiza, prioritariamente, no sistema regular de ensino, com apoio educacional em sala de recursos e/ou com apoio de professor itinerante. Nesses espaços pedagógicos o aluno desenvolve o currículo do ensino fundamental, acrescido das complementações curriculares específicas dadas pelo professor especializado, principalmente, noque diz respeito ao desenvolvimento de um programa que propicie à pessoa com deficiência seja ela qual for um bom aproveitamento e bom rendimento alcançando os objetivos propostos para a aula.

REFERENCIAL TEÓRICO

O aspecto principal, “carro-chefe”, das reflexões que seguem é a temática da educação inclusiva. A abordagem de Vygotski é agregada - certamente não de forma secundária – por serconsiderada profunda e fértil tanto pelos seus conceitos fundamentais, em boa medida gerados e amadurecidos no contexto do trabalho de Vygotski com pessoas com deficiência, como pela precoce atenção que deu à temática da integração. Assim, a seguir são considerados os aspectos inerentes a questão da educação inclusiva, considerando a abordagem vygotskiana.
A educação especial tem passado, nosúltimos anos, por fortes mudanças de caráter paradigmático e concernentes às políticas públicas, no contexto nacional e internacional. A mudança mais significativa é aquela que aponta para a necessidade de enfraquecer processos de afastamento da convivência em sociedade das pessoas com deficiência.
Por suposto que certos elementos do ensino e da educação especiais devem conservar-se na escola...
tracking img