Pre projeto cerveja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2.0 Parte I – Análise Setorial - Cerveja

-Tamanho, Volume, Taxa de crescimento e Preço

De longa tradição no Brasil, a cerveja foi uma bebida de ascensão demorada e tortuosa devido ao grande consumo de vinho e cachaça no país; documentos do século XVII contam suas primeiras referências. Com a abertura dos portos brasileiros a artigos de outras origens, que não a de nossos colonizadoreshouve um crescimento gradual de seu consumo, em 1836 tem-se notícias da primeira fábrica de cerveja brasileira. Em meados de 1840 à 1880 surgiram muitas cervejarias , as quais permitiram a expansão e a popularização da cerveja no Brasil.

Segundo a ABRABE (Associação Brasileira de Bebidas), o Brasil é o terceiro maior produtos do mundo. Com 0,15% de participação no mercado nacional as microcervejarias tem como expectativa um crescimento superior a 1.000% , chegando a um share de mercado de 2% nos próximos 10 anos. A perspectiva da CONAB para o ano 2010/2011 era de um aumento de safra de cevada em até 41% , estimulada diretamente pelo mercado cervejeiro.

Apenas nos anos 2.000 com o aumento da renda no Brasil é que foi de fato efetivado um panorama de mercado de cervejas premium/gourmetno país , porém esses produtos são fabricados desde o século XIX em empresas familiares de pequena escala e sem acesso a uma boa rede de distribuição , sendo assim elas não convertiam em um negócio com boa margem de lucro.

O sucesso de marcas artesanais fez com que por volta de 2006 gigantes cervejeiros voltassem atenção para esse segmento; a Schincariol investiu 100 milhões de reais na comprada paulista Baden Baden e da catarinense Eisenbahn, mantendo suas receitas, marcas originais e até seus mestres cervejeiros.

Em 2006 na cidade de Votorantim- SP foi fundada a Cervejaria Bamberg que hoje fatura em média 2,4 milhões anualmente e produz aproximadamente 40 mil litros mensais , também em destaque na região a Cervejaria Burgman de Sorocaba- SP.

Segundo o Banco Fator o cenárioé de crescimento para 2012 : “O aumento do consumo de produtos premium será o grande diferencial de resultados nos próximos anos , concomitante do crescimento total de volume de cerveja” , diz um relatório da instituição.

Juntas as importadas e premmium nacionais representam de 4% a 6% do consumo nacional , conforme a estimativa do setor :”Nos próximos 3 à 5 anos esse porcentual deve chegar a9%” , afirma Adalberto Viviani , especialista da Concept Consultoria .



2.1 Tamanho e Volume:
Produção Nacional de cerveja em 2011 : 10.910.000.000 litros.
Produção Nacional de cervejas premium/gourmet em 2011 : 490.950.000 litros.

2.2 Tamanho e Volume de produção na Cervejaria Burgman em 2011

2.3 Preço: R$9,00 a R$12,00 nos pontos de venda

2.4 Taxa de crescimento:

Segundo osite Cervesia que usou como base, os dados do Sicobe - Sistema de Controle de Produção de Bebidas da Receita Federal, a produção de cerveja cresceu 3,3% em 2011, quando a expectativa de crescimento não era boa, era igualar a produção à do ano anterior, com previsão até mesmo de queda na produção.

Os números da Receita, considerados os mais precisos do mercado, mostram que a produção alcançou13,3 bilhões de litros - 433 milhões a mais que os 12,8 bilhões de litros de 2010. As cervejas especiais, segundo especialistas, foram as responsáveis por salvar o ano.
www.cervesia.com.br/noticias-de.../816-2012-janeiro-parte-ii.html

3.0 Comportamento do Setor em Relação ao PIB:
Consumo de cerveja cresce 5% apesar do PIB estagnado
Essa foi a matéria sobre o setor de economia no site R7,no dia 25 de janeiro de 2010, o inesperado crescimento do mercado de cerveja mesmo com a crise financeira que assolava todo o globo. O mercado brasileiro cresceu mais de 5% em volume atingiu a marca de 10,7 bilhões de litros, superando a superpotência cervejeira, a Alemanha no ranking cervejeiro mundial.
Mesmo com a perspectiva de o PIB (Produto Interno Bruto, que é a soma de todas as riquezas...
tracking img