Pre modernismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1935 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Pré-Modernismo (fim séc. XIX e início XX)

Introdução

A realização deste trabalho tem como objetivo mostrar os fatos, ocorrências, conseqüências de um dos períodos da nossa Literatura, o Pré-Modernismo.

O Pré-Modernismo: foi um período literário caracterizado por inovações como o uso de linguagem mais próxima da falada e a focalização nos problemas reais do Brasil da época, mas comcaracterísticas conservadoras que provinham do Realismo e do Naturalismo.
Esta época apresenta, na literatura, um entrecruzar de várias correntes estéticas. Por um lado, tem-se a queda da proposta realista-naturalista-parnasiana, e de outro uma afirmação da poesia simbolista. Na mesma época, então, vai surgir uma prosa de ficção que, ligada à tradição realista, vai revelar criticamente as tensões dasociedade brasileira.Não pode ser considerada uma escola literária, mas sim um período literário de transição para o Modernismo.

Referências históricas
*Bahia – Revolução de Canudos
*Nordeste - Ciclo do Cangaço
*Ceará - milagres de Padre Cícero gerando clima de histeria fanático-religiosa
*Amazônia - Ciclo da Borracha
*Rio de Janeiro - Revolta da Chibata (1910)
*Revolta contra a vacinaobrigatória (varíola) - Oswaldo Cruz
*República do café-com-leite (grandes proprietários rurais)
*Surto de urbanização de SP - greves gerais de operários (1917)
*Contrastes da realidade brasileira - Sudeste em prosperidade e Nordeste na miséria
*Europa prepara-se para a 1ª Guerra Mundial.

Características:
Na prosa, tem-se Euclides da Cunha, Graça Aranha, Lima Barreto e Monteiro Lobato quese posicionam diante dos problemas sociais e culturais, criticando o Brasil arcaico e negando o academicismo dominante. Na poesia, Augusto dos Anjos modifica o Simbolismo, injetando-lhe traços expressionistas e revelando uma visão escatológica (cenas de fim do mundo) da vida.
Quanto às características, percebe-se um individualismo muito forte, ainda assim pode-se destacar alguns pontos deaproximação desses autores.
*Ruptura com o passado, principalmente em Augusto dos Anjos que afronta a poesia parnasiana ainda em vigor
*Denúncia da realidade brasileira, mostrando o Brasil não oficial do sertão, dos caboclos e dos subúrbios
*Regionalismo com Euclides; Vale do Paraíba e interior paulista com Lobato; Espírito Santo com Graça Aranha e subúrbio carioca com Lima Barreto
*Tipos humanosmarginalizados (sertanejo, nordestino, mulato, caipira, funcionário público)
*Apresentação crítica do real na ficção.

Principais artistas (autores) e obras do Pré Modernismo:

Euclides da Cunha Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha nasceu a 20 de janeiro de 1866 e morreu envolvido num grande escândalo familiar, assassinado em duelo pelo amante da esposa, a 15 de agosto de 1909. Formou se engenheiromilitar em 1892, exerceu a função de engenheiro civil. Foi membro da ABL, do Instituto Histórico e catedrático em Lógica pelo Colégio Dom Pedro II. Viajou muito e escreveu Os Sertões pela experiência própria de ter testemunhado a Guerra de Canudos como correspondente jornalístico do Estado de São Paulo.

Principais obras de Euclídes da Cunha:
*Os Sertões (1902)
*Contrastes e Confrontos (1906)*Peru Versus Bolívia (1907)
*Castro Alves e seu Tempo (1908)
*À Margem da História (1909)
*Canudos: Diáro de uma Expedição (1939)

Monteiro Lobato: José Bento Monteiro Lobato nasceu em 18/04/1882 como José Renato Monteiro Lobato e mudou seu nome mais tarde para poder usar a bengala com as iniciais JBML do pai. Bacharel em Direito contra a vontade, dizia sempre o que pensava e defendia averdade. Escreveu livros para crianças e iniciou o movimento editorial brasileiro. Meteu-se em encrenca ao afirmar que o Brasil tinha petróleo (e estava certo). Editou livros para adultos e, desgostoso, voltou a literatura infantil. Morreu a 04/07/48. Em Urupês aparece pela primeira vez a figura de Jeca Tatu. Seu outro livro de contos muito famoso, que se junta a sua bibliografia de 30 obras é...
tracking img