Pre historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
O presente projeto visa avaliar qualitativamente os programas de educação destinados a atender a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas que adotaram esse modelo de Educação Popular, nos municípios de Dourados e Mundo Novo. Para um diagnóstico mais preciso o projeto se divide em três etapas: 1) análise das práticas pedagógicas e sua adequação à tendência que a norteia; 2) análise eavaliação dos benefícios trazidos aos educandos, atendimento aos seus interesses e necessidades e principais dificuldades enfrentadas no processo de ensino/aprendizagem; e, 3) análise das políticas públicas destinadas a essa modalidade em comparação com proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para EJA e com relatórios de âmbito internacional para a educação no século XXI (RelatórioDelors da UNESCO, Conferência de Hamburgo, etc.).

INTRODUÇÃO

A Educação de Jovens e Adultos (EJA), enquanto modalidade de Educação Popular, apresenta uma trajetória de desafios, principalmente por ser uma alternativa para minimizar o problema da exclusão social. Porém, essa modalidade de educação, por muito tempo, não se apresentou como prioridade educacional, sendo entendida e tratada apenascomo política compensatória direcionada a suprir a perda de escolaridade em idade própria.
Com a implantação da Lei 9.394, de 1996, (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no artigo 37) aparece, pela primeira vez, a preocupação em garantir o acesso e a continuidade dos estudos àqueles que não tiveram a oportunidade em idade própria. A partir do Parecer CEB 11/2000, o Conselho Nacional deEducação regulamentou as “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos”, e com a aprovação desse parecer a EJA não possui mais apenas a função de suprir ou compensar a escolaridade perdida, mas também a função reparadora, que promove a cidadania por meio da reparação do direito negado à educação, a função equalizadora, que garante o acesso aos bens sociais e à permanênciana escola de maneira eqüitativa, considerando cada sujeito com suas necessidades específicas, e, por último, a função qualificadora, ao efetivar uma educação permanente que corresponde às necessidades de atualização e aprendizagem contínuas.
Um marco importante para Educação de Jovens e Adultos foi a 5ª Confintea, realizada em julho de 1997, em Hamburgo, na Alemanha, em que 1.500 representantes de170 países assumiram compromissos perante o direito dos cidadãos de todo o planeta à aprendizagem ao longo da vida, concebida para além da escolarização ou da educação formal, incluindo situações informais de aprendizagem presentes nas sociedades contemporâneas, marcadas pela forte presença da escrita, dos meios de informação e comunicação.
A Declaração de Hamburgo, aprovada na 5ª Confintea,atribui à EJA o objetivo de desenvolver a autonomia e o sentido de responsabilidade das pessoas e comunidades para enfrentarem as rápidas transformações socioeconômicas e culturais pela qual passa o mundo atual. Dentre os temas abordados como prioridade pela “Agenda para o Futuro” aprovada na conferência consta a garantia do direito universal a alfabetização e a educação básica, concebidas comoferramentas para a democratização do acesso à cultura, aos meios de comunicação e às novas tecnologias da informação.
A EJA foi valorizada também por sua contribuição à promoção da igualdade entre os homens e mulheres, pela formação para o trabalho e pelo apoio a preservação do meio ambiente e da saúde, devendo seguir novas orientações didático-metodológicas para enfrentar o processo de transformaçõessocioeconômicas e culturais vivenciadas a partir das últimas décadas do século XX; um dos fatores que deve ser levado em conta é o rápido desenvolvimento das sociedades, pois exige de seus membros capacidades para descobrir e potencializar os conhecimentos e aprendizagens de forma global e permanente. Assim, ficou definido da seguinte forma o conceito de educação dirigida aos adultos:
por...
tracking img