Preços

Páginas: 2 (467 palavras) Publicado: 14 de abril de 2011
Lealdade à Marca e Sensibilidade ao Preço: um Estudo da Escolha da
Marca pelo Consumidor

A resenha se trata do artigo “Lealdade à Marca e Sensibilidade ao Preço: um Estudo da Escolha da Marcapelo Consumidor” por Delane Botelho e André Torres Urdan, pags. 163 à 180.
O artigo tem o objetivo de identificar a sensibilidade ao preço entre os grupos de consumidores na escolha de uma marca,estimando e analisando a sua elasticidade-preço em dois grupos de clientes: os leais e os não leais à marca de uma categoria de consumo. Para obter tais resultados, foi usado para a analise dos dados omodelo logit misto, com dois tipos de vetores de parâmetros: o de características dos domicílios (indivíduos) e o de atributos das marcas. Portanto o artigo trata-se da escolha do individuo influenciadapor uma das variáveis do composto de marketing: o preço.
Os autores fazem uma revisão dos conceitos e formulas de economia que abordam no texto sendo eles: o conceito de Elasticidade-Preço dademanda (EPD), que representa a alteração percentual na quantidade vendida, dada uma alteração percentual no preço; a explicação do Modelo Logit que prevê apenas probabilidades que devem ser comparadas comas escolhas reais; e a Elasticidade-Preco da Escolha da Marca (EPEM) que mede o efeito do preço sobre a probabilidade de se escolher determinada marca.
A primeira hipótese testada no artigo é a deque compradores leais a uma marca são menos sensíveis a variação de preços na escolha da marca do que os não leais. Após as analises, conclui-se que os indivíduos leais e não leais a uma marca de um bemde consumo geral podem ser diferentemente sensíveis as promoções de preços de suas marcas preferidas e das demais para a escolha da marca. A sensibilidade varia então de marca para marca. Se para umadeterminada marca clientes leais não são sensíveis à variação de preço para a escolha da marca, promoções de preços que visem à troca de marca pelo cliente podem ser ineficazes.
A segunda hipótese...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Preço
  • Preços
  • preço
  • Preços
  • Preços
  • preços
  • Preço
  • Preço

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!