Prcesso de obtenção do cobre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Cruzeiro do Sul

A Constelação do Cruzeiro do Sul é uma das formações mais conhecidas do céu meridional, se localiza próximo do Polo Sul e sua visualização só são possível no hemisfério sul ou regiões do hemisfério norte próximas à linha do equador.

Das 88 constelações conhecidas, o Cruzeiro do Sul é a que ocupa menor área no céu. Antigamente o Cruzeiro do Sul fazia parte da constelaçãodo Centauro, no entanto, foi separada em razão de suas características próprias, como a disposição característica e brilho intenso de suas estrelas.

É uma constelação circumpolar, situada “sobre” a Via Láctea e o Círculo Polar Antártico Celeste, num ponto em que ambas as esferas se tangem, reforçando a imagem em forma de cruz que apresenta, ao sinalizar o encontro meridional, entre as duasimportantes rotas cósmicas.

Seus braços são formados por quatro estrelas de primeira grandeza. Catalogada por Ptolomeu, o Cruzeiro do Sul é um excelente relógio, pois a linha formada por suas estrelas Alfa e Gama (seu braço mais extenso) giram em torno do polo em aproximadamente 24 horas. Esse braço mais extenso serve também para identificar o Polo Sul, situado a uma distância de 3,5 vezes alongitude da própria constelação.

No Brasil, o Cruzeiro do Sul é a mais conhecida das 88 constelações que podem ser identificadas da Terra. Sua formação está presente no escudo republicano (bandeira do Brasil) e nomeia a Ordem militar mais importante do país.
Constelação de Órion

Orion, Orion, Órion ou Orionte, o caçador Órion, é uma constelação do equador celeste. As estrelas que compõemesta constelação podem ter como elemento do seu nome o genitivo “Orionis”.
Órion é uma constelação reconhecida em todo o mundo, por incluir estrelas brilhantes e visíveis de ambos os hemisférios.
A constelação tem a forma de um trapézio formado por quatro estrelas: Betelgeuse (Alpha Orionis), Rigel (Beta Orionis), Bellatrix (Gamma Orionis) e Saiph (Kappa Orionis).
É uma constelação fácil de serenxergada, pois, dentre as estrelas que a compõem, destaca-se a presença de três, Mintaka (Delta Orionis), Alnilam (Epsilon Orionis) e Alnitak (Zeta Orionis), popularmente conhecidas como “As Três Marias”, que formam o cinturão de Órion e estão localizadas no centro da constelação.
Nesta constelação também se encontra uma das raras nebulosas que podem ser vistas a olho nu, a Nebulosa de Órion queé uma região de intensa formação de estrelas.
Constelação de Centauro

Uma constelação consiste num grupo de estrelas que formam no firmamento uma figura mais ou menos conhecida (pessoa, animal ou objeto) e que lhe dá a denominação.
A constelação de Centauro é uma das maiores constelações do hemisfério celestial sul com um asterisma claramente visível. Os pés desta constelação são formados porduas estrelas brilhantes: Alpha e Beta Centauri, também conhecidas pelos nomes árabes de Wazn e Hadar. Alpha Centauri é mais bem conhecida como "Rigil Kentaurus", ou como o pé de Centauro.
É um sistema triplo, como três estrelas que são as mais próximas do Sol.
Alpha1 e Alpha2 formam um binário. Ficam a 4393 anos-luz e são aproximadamente do tamanho do Sol. A estrela mais próxima do SistemaSolar é na realidade Alpha, conhecida como Próxima Centauri. É uma anã-vermelha com uma magnitude visual de 11,01 e uma distância de 4221 anos-luz. Esta estrela possui um diâmetro de 65000 km, cinco vezes o tamanho da Terra. Fica a uma grande distância das outras duas e o período orbital estima-se em centenas de milhares de anos.
As constelações vizinhas são Hydra, Antlia, Vela, Carina, Musca,Circinus e Lúpus.
A história desta constelação encontra-se associada aos trabalhos de Hércules. Os centauros eram metade homens, metade cavalos, que descendiam de Ixior (nuvem formada por Zeus). Estes aparecem frequentemente na mitologia grega.
Constelação de Gêmeos | | | | |

A gestão dos Gêmeos será indicado pelo estrelas Rigel e Betelgeuse na constelação de Orion. Com efeito, se uma...
tracking img