Prazer e sofrimento no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Prazer e Sofrimento no Trabalho:
No Quadro de Funcionários do Laboratório Bioanálises

Aniele Caroline Tesser
Cursando o 8º Período de Administração - FAEC

Marta Oliveira da Rocha
Cursando o 8º Periodo de Administração - FAEC

Resumo: Este estudo descreve os sentimentos de Funcionários de um Laboratório sobre de prazer e sofrimento no trabalho. A pesquisa tem fundamentação teórica. Ametodologia adotada é a de pesquisa exploratório visando a abordagem qualitativa, utilizando-se questionários para a coleta dos dados. Os participantes da pesquisa reconhecem a existência de situações que geram prazer e sofrimento no Laboratório Bioanálises e admitem que é necessário que haja intervenção nas situações de sofrimento, com o objetivo de diminuí-lo e de potencializar as vivências deprazer na Organização.
Palavra-Chave: Sofrimento e Prazer no Trabalho

Contextualização

Com o crescimento da população mundial e o aumento significativo de empresas, o mercado de trabalho ficou mais exigente com seus colaboradores, buscando cada vez mais profissionais qualificados. Devido a essa exigência, os trabalhadores sofrem constantes pressões dentro do ambiente de trabalho, essascausam vários transtornos físicos e mentais a esses indivíduos. Outros já conseguem ter sucesso no ambiente de trabalho, se sentindo motivados e valorizados, juntamente com o reconhecimento e boas condições de trabalho. A existência de prazer e sofrimento nos processos de trabalho foi reconhecida e vinculada diretamente à qualidade das relações interpessoais, ao tipo e à organização do trabalho.Problema da Pesquisa

O que causa prazer e o que causa sofrimento para o trabalhador dentro do ambiente de trabalho?

Justificativa

O Estudo sobre o Prazer e Sofrimento no trabalho, contribuirá para um melhor entendimento e reflexão, sobre as vivencias de prazer e sofrimento dentro de um ambiente de trabalho, e propiciará a analise da influencia destes processos na produção do trabalhador,visando através dos resultados, eliminar os fatores negativos, transformando o sofrimento no trabalho em criatividade, preservando a saúde psíquica, sem maiores prejuízos ao trabalhador.

Objetivo Geral

O objetivo com esta pesquisa é descobrir e analisar quais fatores causam prazeres e quais causam sofrimento para o trabalhador dentro do seu ambiente de trabalho.

Objetivos Específicos* Os dados serão coletados através de levantamentos;
* Os dados também serão coletados através da visão dos funcionários sobre o tema;
* Buscar soluções para diminuir o sofrimento e torná-lo benéfico para o trabalhador;
* Descobrir meios para potenciar o prazer;
* Através de Dados analisar e os impactos que o sofrimento causa sobre o individuo e sobre o clima organizacional.Referencial Teórico

Segundo a Revista Cientifica Eletronica de Psicologia – ISSN: 1806-0625, 2006, temos a seguinte definição: o sofrimento no trabalho constitui-se uma das conseqüências da insistência do ser humano em viver em um ambiente que lhe é adverso. A relação do homem com o trabalho nunca foi fácil, até mesmo a etimologia da palavra denota algo penoso e, até mesmo, indesejado(“tripalium”, instrumento de tortura feito com três paus).
Para Dejours (1998), as exigências do trabalho e da vida são uma ameaça ao próprio trabalhador, que acusa riscos de sofrimento (o que era conhecido como Miséria Operária), que se compara a uma doença contagiosa, devendo ser encarada e tratada como tal, surgindo daí um movimento denominado higienista como resposta social ao perigo.
Segundo Dejours(1996) Pensando na saúde do trabalhador, especialistas tentam a todo custo, banir o sofrimento do trabalho, no entanto, eles não compreendem que sofrer corresponde a um estado indelével da condição humana, à medida que sempre toma outras formas, tão logo é excluído. Por outro lado, o sofrimento é a base que confere sentido à vivência do sujeito, trazendo-lhe reconhecimento e identificação por...
tracking img