Prazer e sofrimento no trabalho: representações sociais de profissionais de recursos humanos.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha:

Prazer e Sofrimento no Trabalho: Representações Sociais de Profissionais de Recursos Humanos.

Roque Tadeu Gui.

No presente estudo, investiga-se as representações deprofissionais de Recursos Humanos em torno de várias categorias relacionadas com a temática do prazer e do sofrimento no trabalho. A falta de diálogo, relacionamentos hierárquicos autoritários, pressão doprocesso produtivo, insegurança e sentimentos de injustiça, o baixo interesse pelo trabalho resultante da precária identificação com as tarefas, são reconhecidos pelos participantes dos SESMT e CEFORcomo fontes de sofrimento.

Com base em relatos construídas por profissionais de Recursos Humanos do Banco do Brasil, como o seguinte: “...isso se torna sofrimento: a pressão pelo resultado e arealização de um trabalho sem sentido, um trabalho monótono e que não leva a nada...” . A existência de prazer e sofrimento nos processos de trabalho é reconhecida por todos os participantes evincula-se diretamente à qualidade das relações interpessoais, ao tipo e à organização do trabalho. Os Dirigentes reconhecem uma dualidade conflitiva entre sofrimento e prazer no trabalho e demonstrampreocupação em encontrar motivos e buscar propostas que minimizem o sofrimento e potencializem o prazer.

As representações sobre as causas do sofrimento possuem certa homogeneidade entre osparticipantes da pesquisa: a falta de reconhecimento. O reconhecimento confere sentido ao sofrimento; quando não ocorre, o sofrimento torna-se absurdo, podendo levar à desestabilização da personalidade e àdoença mental.

Motivação, criatividade, comprometimento, cooperação, elevação da auto-estima e melhoria da qualidade de vida são os principais efeitos do prazer sobre o indivíduoatribuídos pelos participantes. Em contrapartida, adoecimento físico e mental - raiva, ansiedade, depressão, angústia - são claramente vinculados ao sofrimento.

Os participantes da pesquisa...
tracking img