Praxe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é a praxe?
O acesso ao ensino superior marca uma viragem na formação de um aluno, pois é nesta decisiva etapa curricular, para muitos a última, que as opções, asincertezas, os êxitos, assumem um papel decisivo e condicionante no seu futuro perfil profissional.
Uma grande parte dos alunos vê-se obrigado a abandonar a vida junto dospais, para se instalarem numa cidade diferente onde se encontra a instituição de ensino superior.
É neste contexto que a praxe académica assume uma grande importância, nosentido de contribuir para uma melhor adaptação e integração dos novos alunos que ingressam no ensino superior. Mal interpretada por uns, mal exercida por outros, a praxe académicaé, e será sempre, um tema de constante debate.
A Praxe tem de ser vivida com um espírito de entreajuda e companheirismo e nunca, mas nunca, poderá ser um meio paraproteger actos de violência e de cobardia.
Já é sabido por todos que só adere à Praxe quem quer, mas quem o fizer tem e terá sempre de respeitar o Código da Praxe e o que fordecretado pelo Conselho de Veteranos.
Ser-se praxada é olhar para o passado e recordar as loucuras dos primeiros dias, os bons momentos e até os maus, com saudade. Os momentos emque a nossa cabeça mais parecia uma receita culinária, os momentos de sofrimento a encherem, os momentos de rebolar na terra, os confrontos, as imitações. A loucura assume arealidade.
Existe instantes em que gostamos das praxes, mas também tive praxes em que desejei estar em todo o lado menos ali. Vale a pena viver a praxe porque amadurecemos.Não estou a dizer que a praxe nos muda, apenas antecipa o nosso crescimento.
Por isso não rejeitem ou digam que não gostam das praxes sem antes experimentar primeiro.
tracking img