Pratique modulo 9 profuncionario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE DISTÂNCIA 1
Leitura e resenha do texto: Funcionários da Educação: o caso do Brasil é singular?, de Juçara M. Dutra Vieira
Mínimo 30 linhas, digitadas, fonte Arial, 12, espaço entre linhas 1,5.

Como são vistos os funcionários da educação em outros países? A pergunta é, freqüentemente, formulada em eventos do Departamento dos Funcionários da Educação (Defe) da Confederação Nacionaldos Trabalhadores em Educação (CNTE), a fim de estabelecer parâmetros de comparação da situação profissional e social do segmento.
Em 1994, fora assinado o Pacto pela Valorização do Magistério, produto do Acordo Nacional de Educação para Todos, que envolveu, além do Ministério da Educação, o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais(Undime), o Conselho de Reitores de Universidades Brasileiras (Crub), o Fórum dos Conselhos de Educação e a CNTE.
A interlocução entre gestores, trabalhadores e representações da sociedade civil redundou em compromissos de políticas para os profissionais da educação. Interessado na implantação do Estado mínimo, “[...] cujo significado concreto não é necessariamente de um Estado pequeno, mas de umEstado articulador e financiador da reestruturação produtiva na lógica do ajustamento controlado pelo mercado” (FRIGOTTO, 1996, p. 85), FHC promoveu as reformas administrativa, da previdência e da educação.
A primeira gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi marcada pela mobilização contra nova reforma da previdência. Na política educacional, o neoliberalismo traduziu-se em privatização,municipalização indiscriminada do ensino fundamental, limitação da obrigatoriedade escolar e precarização das relações de trabalho. Quanto à valorização profissional, as principais políticas, nos dois mandatos do presidente Lula, foram as seguintes: Lei nº 11.738, de 2008 (BRASIL, 2008), que instituiu o Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério público da EducaçãoBásica; Lei nº 12.014, de 2009 (BRASIL, nº 12.014, 2009), que discriminou, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), as categorias de trabalhadores considerados profissionais da educação; Resolução CNE/CEB nº 2/09 (BRASIL, nº 2, 2009), que fixou as Diretrizes Nacionais para os Planos de Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública, em conformidadecom a Lei nº 11.738, de 2008; Resolução nº 5, de 2005 (BRASIL, 2005), do Conselho Nacional de Educação, que instituiu a área de Serviços de Apoio Escolar como a 21ª Área Profissional; Decreto nº 6.755, de 2009 (BRASIL, nº 6.755, 2009), que instituiu a Política Nacional de Formação de Profissionais do magistério da Educação Básica; Curso Técnico de Formação para os Funcionários da educação(Profuncionário), em áreas como: gestão escolar, alimentação escolar, multimeios didáticos e meio ambiente e manutenção da infraestrutura escolar.
Refere-se a atividade exercida no mundo do trabalho e reconhecida institucionalmente. O profissional da educação se ocupa da educação escolarizada e preenche os requisitos de formação e dedicação à tarefa educativa sistematizada. O processo de construção deidentidade dos funcionários da educação das escolas públicas, no entanto, não é homogêneo, nem definitivo. Não obstante os visíveis avanços no âmbito do MEC, os funcionários da educação não foram incluídos nos censos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep).
A contradição entre as possibilidades da ciência e da tecnologia e as condições reais de vida de grande parte dahumanidade - atingida pela fome, pelo desemprego e pelo analfabetismo – ficou evidente no final do século XX de proporcionar educação básica para todos. Alianças efetivas contribuem significativamente para o planejamento, implementação, administração e avaliação dos programas de educação básica. Na segunda parte, o texto menciona documento conjunto da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e...
tracking img